A CMA deliberou aprovar a manutenção do serviço especializado de diagnóstico e avaliação do potencial risco de rutura de árvores, reforçando a estratégia de gestão sustentável e preventiva do arvoredo urbano. O contrato, válido por mais 24 meses irá garantir um acompanhamento técnico contínuo de uma das estruturas naturais mais importantes do espaço público.
A decisão resulta de um procedimento de consulta prévia lançado no final de 2023, tendo a proposta melhor classificada sido apresentada pela empresa “Floresta Bem Cuidada, LDA”, que ficará responsável pela execução dos trabalhos de monitorização e avaliação.
O serviço contratado permitirá à Câmara Municipal identificar precocemente árvores com fragilidades estruturais, riscos de rutura ou sinais de stress fisiológico, evitando acidentes e assegurando a preservação do arvoredo existente. A avaliação técnica especializada inclui análises detalhadas, utilização de equipamentos de diagnóstico avançado e acompanhamento permanente das condições das árvores em todo o concelho.
A aposta neste trabalho especializado reforça a política municipal de gestão responsável do património arbóreo, conciliando segurança, sustentabilidade e valorização ambiental. A monitorização sistemática vai permitir decisões mais informadas — desde podas específicas a intervenções de proteção ou substituições necessárias — sempre com o objetivo de preservar o maior número possível de exemplares e garantir a vitalidade das zonas verdes.
Notícias relacionadas
-
09 Agosto 2021
NOVO PARQUE URBANO DE SANTA JOANA EM CONCURSO PÚBLICO
Na Reunião de Câmara da última quinta-feira, 05 de agosto, o Executivo Municipal tomou conhecimento do despacho do Presidente, ...Homepage | Em DestaqueMunicipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
07 Dezembro 2023
Início do procedimento para elaboração do Regulamento de Gestão do Arvoredo ...
O Executivo Municipal deliberou aprovar o início do procedimento de elaboração do Regulamento de Gestão do Arvoredo em Meio ...Notícias