![]()
Vem Aprender a Programar 2025/2026
O projeto “UBBU - Literacia em Código”, inserido no programa de Educação STEAM da iniciativa Aveiro Tech City e implementado nos estabelecimentos de ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico do Município de Aveiro, consiste numa plataforma que disponibiliza um currículo para cada ano de escolaridade com aproximadamente 100 blocos de conteúdos distintos, desenvolvidos consoante as metas curriculares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. A “UBBU - Literacia em Código” prepara crianças e jovens para as competências do futuro, desenvolvendo as faculdades e os conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do desempenho nas diversas áreas da educação STEAM.
Neste seguimento e como complemento, lançamos todos os anos a iniciativa “Vem Aprender a Programar”, uma atividade de ocupação de tempos livres inteiramente dedicada à exploração da plataforma UBBU, fora do contexto escolar.
Neste contexto, à semelhança do ano letivo transato, pretendemos realizar a Atividade de Ocupação de Tempos Livres “Vem Aprender a Programar”, inteiramente dedicada à plataforma UBBU, a decorrer durante todo o ano letivo, na Casa Municipal da Cidadania. Nesta edição contaremos com duas turmas distintas, de acordo com o domínio na utilização da plataforma UBBU, com o máximo de 12 alunos por turma
Destinatários:
Nível Inicial – Destinada a alunos do 1 Ciclo do Ensino Básico que integram pela primeira vez a atividade “Vem Aprender a Programar”
Nível Intermédio-Avançado – Dirigida a alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que já participaram anteriormente na iniciativa, bem como a alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico que desejem frequentar a atividade “Vem Aprender a Programar”.
Calendarização por turma
Nível Inicial – Início no dia 15 de outubro. A decorrer à quarta-feira, das 16h30 às 18h30, durante todo o ano letivo.
Nível Intermédio-Avançado – Início no dia 16 de outubro. A decorrer à quinta-feira, das 16h30 às 18h30, durante todo o ano letivo
Pagamento da Inscrição
O valor está previsto de acordo com o escalão do agregado familiar, do seguinte modo:
a) Escalão A |20,00€;
b) Escalão B |30,00€;
c) Seguintes |40,00€.
O pagamento do valor de inscrição deverá ser efetuado, após o preenchimento do Formulário de Inscrição, infra, e mediante indicação dos Serviços da Casa Municipal da Cidadania.
Objetivos do programa:
- Sensibilizar a comunidade educativa para a importância das competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática);
- Promover o desenvolvimento de competências através da resolução de problemas e desafios;
- Desenvolver o pensamento computacional e o raciocínio lógico e matemático;
- Preparar os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico para a nova era digital.
Solicitamos a leitura detalhada e atenta das Normas de Participação da Atividade
Normas de participação 2025-2026
Mais informações
Tel. 234 406 522 ou do email cidadania@cm-aveiro.pt