Semana Internacional dos Arquivos 2025: Arquivos Acessíveis – Arquivos para Todos
9 de junho a 14 de junho
Programa
9 a 14 de junho
Exposição virtual Arquivos acessíveis : arquivos para todos
11 e 12 de junho
Oficina de documentos – Escolas 2º Ciclo
Realização de atividades utilizando a documentação do arquivo
Local Arquivo Municipal de Aveiro
12 de junho
Conferência
“Por detrás da cortina – A Proteção de Dados em Arquivos Públicos. Do RGPD ao livre acesso”.
A ação terá um programa focado na gestão da informação na administração pública, no contexto e âmbito de aplicação do Regulamento de Proteção de Dados (RGPD), nos princípios de um sistema de arquivo, no acesso à informação e na articulação entre todos estes capítulos.
A ligação entre o regime de proteção de dados e a gestão da informação está balizada por diversos diplomas legais. A sua análise conjunta é essencial para se compreender a forma como o sistema pode funcionar. A recente portaria n.º 112/2023 e a aplicação de uma tabela de seleção conforme ao referencial de classificação e avaliação da informação arquivística definido pela Direção-Geral dos Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas é essencial para se perceber, tecnicamente, como as diferentes dimensões da gestão da informação e da proteção de dados se interligam.
Por fim iremos analisar algumas situações onde os dados pessoais e o acesso à informação podem trazer à luz algumas áreas de oposição e formas de as ultrapassar.
Programa:
- A Administração Pública e a gestão da informação
- O Regulamento Geral de Proteção de Dados – Contexto e âmbito
- O Sistema de Arquivo
- Acesso à informação – regulação e orientações
- Procedimentos e aplicação conjunta das normas legais.
Nota Biográfica:
Rui Landeiro Godinho
Licenciado e mestre em História com pós-graduação em Gestão e Curadoria da Informação.
Investigador na área da História da Expansão Portuguesa, esteve 18 anos ligado à administração local com funções nas Bibliotecas Públicas, programação e gestão cultural e gestão de projetos. Coordenou o Serviço de Arquivo Municipal de Oeiras de 2016 a 2020 e montou a Unidade de Dinamização do Património Histórico, entre 2020 e 2023. No Arquivo Municipal, a ação centrou-se na abertura do serviço à comunidade, aprofundou-se a sua autonomia, a transversalidade da sua ação com a estabilização da solução de gestão documental, o lançamento do projeto de Certificação de Qualidade ou do Plano de Preservação Digital. A partir de setembro de 2023 assume novas funções, como chefe da Divisão de Normalização e Apoio à Administração e Encarregado de Proteção de Dados da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Dia 14 de junho
Workshop/ formação Introdução à Genealogia: registos paroquiais e fontes alternativas
Esta formação centra-se nas fontes disponíveis e na interpretação dos dados contidos nessas fontes.
Cerca de metade da formação é sobre os registos paroquiais, no sentido de dar aos formandos conhecimentos que permitam relativizar e formular juízo crítico sobre os dados extraídos deste tipo de fonte, que é a mais usada para pesquisas genealógicas.
A outra metade da formação é sobre fontes alternativas que permitem o preenchimento da árvore genealógica, quando os registos paroquiais já não existam ou sejam de difícil acesso. As fontes alternativas mencionadas são, não apenas as que substituem directamente os registos paroquiais, mas também as que permitem extrair outro tipo de dados, tão ou mais importantes do que aqueles que geralmente constam nos registos paroquiais, indo desde a tradição oral até à imprensa.
Quando esta formação é realizada em arquivos (ou em bibliotecas com fundos arquivísticos ou colecções de jornais antigos), tem sido prática habitual destinar o último intervalo da formação à tomada de conhecimento direto dos formandos com algumas espécies documentais, de modo a valorizar esses fundos e a sua consulta futura.
Horário 9h30 - 12h30 | 14h00 - 18h00
Plano da formação
1 - Conhecer os registos paroquiais e as fontes alternativas:
- Possíveis pontos de partida para a pesquisa
- Fontes com maior interesse para pesquisar antepassados portugueses:
a) registos paroquiais
b) fontes manuscritas alternativas aos registos paroquiais
c) fontes impressas
d) outros fundos documentais com possível interesse genealógico
e) bibliografia geral e específica
f) fontes não documentais (espólios familiares, tradição oral, etc.)
g) o essencial sobre bases de dados genealógicas
- Dicas sobre o processo de pesquisa nos registos paroquiais e nas fontes manuscritas alternativas
2 - Interpretar os dados
- Conceitos fundamentais de História da Família
- Evolução histórica e especificidades regionais ou socioprofissionais respeitantes a:
a) Apadrinhamento
b) Nomes próprios, apelidos e alcunhas (o essencial)
c) Casamento, intervalo inter-geracional, viuvez
d) Filhos fora do casamento e "abandono" à nascença
e) Morte, sepultamento, testamento, heranças
f) Formas de tratamento e maneiras de assinar (o essencial)
- O essencial sobre vínculos e sobre heráldica
- Interpretação de expressões que caíram em desuso e descodificação de abreviaturas
- Avaliação de fiabilidade das fontes e possíveis causas para omissões e erros propositados nas mesmas
- Interpretação do espólio fotográfico familiar
As inscrições são gratuitas e obrigatórias através dos contactos :
arquivo.municipal@cm-aveiropt
Tel. 234 406300 | ext. 3925