A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) abriu a qualificada e profundamente renovada Rua do Sal / Estrada-Dique aos peões e ciclistas, mantendo-a, por agora, encerrada ao trânsito automóvel.
Com um investimento de 1.855.000€ a cargo da CMA e uma obra executada pela empresa Ângulo Recto – Construções, Lda., esta decisão permite a todos os Cidadãos e Visitantes do Município e da Cidade de Aveiro usufruírem de um espaço de contemplação da biodiversidade e de uma paisagem única sobre a Ria de Aveiro, muito propício a caminhadas e passeios de bicicleta.
Esta nova frente-Ria pode também ser utilizada à noite, com segurança, dada a existência de iluminação pública que esteticamente também valoriza muito esta área.
A Rua do Sal reúne todas as condições de segurança para a sua utilização. A ocorrência imprevisível de escorregamento do enrocamento num pequeno troço de 20 metros dos 1000 metros totais, provavelmente provocado pela erosão lenta, contínua e não detetável do efeito das correntes de marés na zona de inflexão do canal da Ria, já foi avaliada e estudada com profundidade técnica, estando já definida a solução técnica considerada necessária, que vai integrar o reforço da base do enrocamento e do leito do canal para quebrar o efeito erosivo provocado pelas correntes de maré vazante. Essa obra vai ter início este mês e vai decorrer durante dois meses.
A nova Estrada-Dique / Rua do Sal liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) e é um contributo fundamental para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona, com um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal (do lado do Canal da Ria), uma rodovia de sentido único (norte -» sul) e com uso misto para bicicletas e velocidade limitada a 30 km/h, e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.
Na zona próxima à Eclusa do Canal das Pirâmides foi instalado um Cais de acostagem para embarcações e uma ampla zona de estar com um longo banco de madeira.
Veja o vídeo.
Notícias relacionadas
-
19 Fevereiro 2021
AMPLIAÇÃO DA ESCOLA DO SOLPOSTO
O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de execução e autorizar a abertura do concurso público para a requalificação ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias -
17 Maio 2024
Resolução do Contrato – Requalificação e Ampliação da Escola do Solposto
O Executivo Municipal tomou a decisão final de avançar com a rescisão do contrato com a empresa PEMI – Engenharia e Construção ...Notícias