
Sábado, 25 de novembro, assinala-se o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, e neste sentido a Cáritas Diocesana de Aveiro, no âmbito das iniciativas do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro, sensibiliza e alerta todos os profissionais e comunidade em geral para a Violência existente contra as Mulheres e em especifico para a problemática da Violência Doméstica.
O fenómeno da violência doméstica admite um carácter complexo e multidimensional, sendo por isso, transversal a vários contextos sociais. Em termos de criminalidade continua a ser um dos crimes mais participados, tendo as queixas por violência doméstica registado um aumento significativo no ano de 2022 (30.389 participações) comparativamente aos últimos quatro anos. Neste contexto destaca-se o distrito de Aveiro, constituindo-se como sendo um dos distritos onde se regista um número maior de ocorrências a nível nacional, encontrando-se normalmente entre o quarto e quinto lugar, segundo os dados da PSP e GNR.
A violência doméstica constitui um crime grave, sendo que da sua prática, nos últimos 10 anos, em média 30 mulheres são assassinadas por ano (femicidio).
A Câmara Municipal de Aveiro associa-se a esta campanha.
Notícias relacionadas
-
29 Jan
Câmara de Aveiro cria Programa Especial para Investimento em Equipamentos ...
O Executivo Municipal deliberou aprovar a criação e implementação de um programa de Apoio Especial para o Investimento em ...Notícias -
16 Jul
CMA APOIA MAIS CIDADÃOS E FAMÍLIAS
O Executivo Municipal deliberou ratificar os despachos do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, de ...Município | Comunicação | Covid-19Notícias