Desde o início do séc. XX existiam nesta zona da Praça de Melo Freitas/ Arcos, conhecida como “Debaixo dos Arcos”,  bancas de engraxador, que faziam parte da  identidade de Aveiro.
Para homenagear os ofícios tradicionais, e recuperar o brilho dos engraxadores de Aveiro, foi concretizado este projeto de uma nova banca feita pela Larus (design Jorge Trindade). A intervenção teve em consideração a envolvente Arte Nova e as emblemáticas arcadas.
Trata-se de homenagem e estímulo à preservação do património imaterial da Cidade, integrado nas Biografias de Aveiro, devolvendo à Cidade um dos ícones mais emblemáticos da sua paisagem urbana, e estimulando a nova geração a abraçar esta profissão tão identitária.
Até ao final de 2024 será lançada uma Hasta Pública para a concessão do espaço, de modo a que o mesmo entre em funcionamento no início de 2025.
Até lá, a instalação Banca dos Engraxadores dos Arcos fica instalada no seu lugar de sempre, uma peça evocativa de homenagem a todos os engraxadores de Aveiro.
Notícias relacionadas
- 
            
                    
24 Set100 ANOS DE VASCO BRANCO
Uma celebração da Arte sensível do amanhã Entre 25 e 27 de setembro, Aveiro celebra o centenário do nascimento de Vasco ...Notícias - 
            
                    
18 DezGonçalo M. Tavares apresenta novo livro em Aveiro
Museu Imaginário da Europa e Outras Ideias Desenhos, Espaços e Textos No dia 19 de dezembro, quinta-feira, o escritor ...Notícias 
