A Câmara Municipal de Aveiro está a coordenar o projeto europeu “Future STEAM Cities”, que já se encontra em execução e decorre até agosto de 2026, no âmbito do programa URBACT IV. Aveiro é a única cidade portuguesa a liderar uma das 10 Redes de Transferência de Inovação.
O projeto envolve as cidades europeias de Plock (Polónia), Alytus (Lituânia) e Oulu (Finlândia), bem como a empresa Business Kolding (Dinamarca), e tem como objetivo promover a transferência de boas práticas de Educação STEAM e competências digitais, contribuindo para a inovação, digitalização e atração de talento nas cidades participantes.
No âmbito da execução do projeto, o Executivo Municipal deliberou aprovar a transferência de verbas para os parceiros, de acordo com o plano financeiro aprovado, assegurando a implementação das ações previstas. O valor global a transferir é de 36.508,17 €.
O Future STEAM Cities baseia-se na experiência desenvolvida pelo Município de Aveiro com o projeto Aveiro STEAM City e reforça o compromisso da autarquia com a inovação, a educação e a cooperação europeia.