A Câmara Municipal de Aveiro deu início ao processo de restauro da escultura de João Afonso de Aveiro, localizada na Praça do Rossio, no centro da cidade.
A intervenção contempla a reprodução escultórica da peça desaparecida (parte da espada) na sequência de um ato de vandalismo, e está a cargo de uma equipa especializada em conservação e restauro, com o acompanhamento técnico da Câmara Municipal estando em curso a produção do molde para a reprodução.
Com um prazo de execução estimado entre seis a oito semanas, a intervenção representa um investimento de 4.380 euros (acrescido de IVA), e começa após um longo período de consulta ao mercado para se conseguir uma empresa com experiência e competência técnica adequadas à especificidade da intervenção e com disponibilidade para a sua execução.
Da autoria de Euclides Vaz, o monumento homenageia João Afonso de Aveiro, figura destacada da história local e nacional, ligado aos Descobrimentos Portugueses, oferecido pelo Ministério das Obras Públicas e inaugurada pelo então Presidente da República, o Almirante Américo Tomás, o âmbito das Festas do Milenário de Aveiro, em 1959.
A Câmara Municipal de Aveiro devolve, assim, ao monumento a sua condição original, apelando à consciência cívica de todos os cidadãos, sublinhando a importância da preservação e valorização do património público, bem como do respeito pelos espaços que são de todos e para usufruto de todos.
Notícias relacionadas
-
15 Novembro 2024
Tribunal do Porto dá razão à CMA em mais um processo sobre o Rossio
O Executivo Municipal tomou conhecimento da sentença proferida pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Porto (TAFP), que ...Notícias -
25 Janeiro 2019
PROLONGAMENTO DO PERÍODO DE AUDIÇÃO PÚBLICA DO PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO ROSSIO
Nos termos do compromisso assumido publicamente esta primeira versão do Estudo Prévio do Rossio é sujeita a audição pública, ...NotíciasPEDUCA