O Executivo Municipal deliberou aprovar a versão final do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PMAAC) que em relação à versão anterior tem um conjunto de alterações que o enriqueceram pelas propostas apresentadas pelas entidades que decidiram participar no processo de consulta pública que decorreu de 02 a 30 de julho.
A crise climática exige naturalmente uma ação concertada à escala global, onde a União Europeia está a ter um papel pioneiro, mas, cujo sucesso pleno dependerá das medidas à escala local, que por sua vez exige a mudança de mentalidade e comportamento de cada individuo, nas suas múltiplas opções e ações do dia-a-dia como transportes, alimentação, uso de recursos como água, energia, entre outros.
Face aos cenários das alterações climáticas, com ocorrência de fenómenos extremos com cada vez maior frequência e intensidade, áreas urbanas e territórios rurais, florestais e com outras ocupações, têm de adotar mecanismos de adaptação que promovam a resiliência dos seus territórios e segurança das suas populações.
O PMAAC da CMA constitui-se como um instrumento de gestão do território que consideramos de relevante importância, que integra um Plano de Ação com a definição das Medidas Prioritárias e as Ações-Chave e projetos a desenvolver na adaptação às alterações climáticas.
Este é um instrumento de sensibilização, mobilização, ação e investimento, seguramente dinâmico, em relação ao qual vamos ativar um mecanismo permanente de monitorização e reformulação anual, no quadro da gestão do território com o cuidado do devido acompanhamento da evolução das alterações climáticas.
Notícias relacionadas
-
05 Junho 2024
Ação de sensibilização Ambiental – “O saco não tem pernas”
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e a Veolia deram início à campanha de sensibilização ambiental “O saco não tem pernas”, que ...Notícias -
16 Junho 2022
APROVADAS AS NORMAS PROVISÓRIAS DE UTILIZAÇÃO DO ECOCENTRO MUNICIPAL
O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente, Ribau Esteves, do dia 03 de junho, que aprovou as normas ...Notícias