A obra de requalificação do largo do Rossio e da Praça General Humberto Delgado / “Pontes” é um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), com financiamento dos Fundos Comunitários da União Europeia, através do FEDER do Portugal 2020, assim como do valor pago por antecipação pela concessão do novo parque de estacionamento.
A inauguração oficial está marcada para o próximo dia 07 de janeiro, domingo, pelas 16.00 horas, num momento que contará com a presença do Presidente da CMA, Ribau Esteves e da Presidente da CCDR-C, Isabel Damasceno, e para o qual se convidam todos os Cidadãos.
A obra do Rossio, que está praticamente terminada, além dos espaços públicos de circulação de elevada qualidade e beleza que têm vindo a ser progressivamente disponibilizados, para circulação pedonal e ciclável (nova ciclovia), já tem prontas várias estruturas da maior importância:
- Os novos espaços verdes ajardinados e relvados, e a nova estrutura arbórea;
- As renovadas “Pontes” com a sua estrutura reforçada, muito mais área de circulação pedonal e com locais de estar;
- Uma nova Estação Elevatória (EE) de águas residuais, localizada no edifício da cave, com desativação e remoção da velha EE junto às “Pontes”;
- Um novo Posto de Transformação (PT) de energia elétrica, no edifício da cave, com desativação e remoção do antigo PT;
- Nova iluminação pública com um relevante contributo estético para toda a zona intervencionada pela obra;
- A valorização das ruínas da Capela de São João do Rossio, integrada no CIAHR / Centro de Interpretação do Achado e da História do Rossio.
Até à inauguração, prosseguem, nos próximos dias, os trabalhos de certificação energética e ativação dos ramais definitivos de energia (com base no novo Posto de Transformação já em funcionamento no novo edifício de cave, e que se encontram em tramitação formal), com a intervenção de entidades externas à CMA, nomeadamente a E-Redes/EDP e a DGEG, assim como alguns trabalhos de construção civil para ultimar situações de pormenor.
Neste quadro, a CMA dá também nota, de que se encontra ativa e já a funcionar, a nova Estação Elevatória (EE) de águas residuais, sendo que o tubo negro de transporte de esgoto da velha EE existente nas “Pontes” será retirado nos próximos dias.
O novo Parque de Estacionamento do Rossio, vai receber de 07 a 09 de janeiro, uma exposição de automóveis, comemorativa da inauguração desta importante obra, estando agregada ao CIAHR, que também se apresentará no dia da inauguração.
O novo espaço de estacionamento (de automóveis, motas e bicicletas) entrará em funcionamento pleno e regular no dia 01 de fevereiro de 2024, depois de tratadas várias questões operacionais e formalidades, nomeadamente a aprovação do respetivo tarifário pelo Executivo Municipal.
Até ao dia 31 de janeiro, por forma a celebrar a requalificação deste espaço nobre da Cidade de Aveiro, a receber a Festa de São Gonçalinho e a proceder à sua ativação progressiva, o renovado Rossio será para usufruto exclusivo dos peões, iniciando a sua operação normal e total, a 01 de fevereiro de 2024, data a partir da qual será possível também aos automobilistas circular neste espaço, com as novas regras que vão estar devidamente sinalizadas.
Notícias relacionadas
-
17 Junho 2019
ROSSIO: TRABALHOS DE PROTEÇÃO ARQUEOLÓGICA
Nos próximos dias decorrerão os trabalhos de proteção do achado arqueológico, das fundações da Capela de São João (do século ...NotíciasPEDUCA -
08 Fevereiro 2021
OBRA DE REABILITAÇÃO DA IGREJA DAS CARMELITAS
Teve início a obra de reabilitação da Igreja das Carmelitas, um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de ...Municipio | Comunicação | Obras MunicipaisNotícias