- Open call lançada para filme criado
no âmbito do projeto FÁBRICA -
O Teatro Aveirense lança um apelo à comunidade para o envio de imagens relacionadas com a indústria cerâmica de Aveiro. A open call faz parte do projeto FÁBRICA, encomendado pelo Teatro Aveirense ao encenador Jorge Louraço Figueira e desenvolvido em torno das memórias de uma indústria muito presente na história da cidade.
FÁBRICA envolve um espetáculo teatral, a estrear em setembro no Teatro Aveirense, assim como uma curta-metragem a exibir no mesmo espaço. O filme, criado pelo realizador João Garcia Neto e pela documentarista áudio Sofia Saldanha, envolve o uso de imagens da história da indústria cerâmica de Aveiro, pelo que os seus criadores apelam à participação da comunidade. Para tal, é solicitado o envio de fotografias e vídeos, no que se poderão contar imagens (digitalizadas ou em película) relativas à cerâmica em Aveiro, desde registos de fábricas a fotografias de funcionários e operários, passando por registos de outros artistas, ceramistas e oleiros que tenham desenvolvido a sua atividade fora do contexto industrial, sem esquecer imagens de peças em cerâmica feitas em Aveiro.
O projeto FÁBRICA insere-se numa nova linha programática do Teatro Aveirense, intitulada Slow Motion, que anualmente convidará um artista a criar um projeto original em torno de um tema associado à memória e à identidade local, contando com uma forte componente de participação da comunidade. Este projeto, integrado no Eixo 3 – Cidade – do Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030, cumpre objetivos de preservação, salvaguarda e valorização dos recursos endógenos do território aproveitando a biografia da cidade como fonte de inspiração para a criação e para as práticas artísticas.
Notícias relacionadas
-
12 Setembro 2021
MUSEU DA CIDADE DE AVEIRO REABRIU COM NOVO DISCURSO EXPOSITIVO
O Museu da Cidade de Aveiro reabriu ao público esta segunda-feira, 13 de setembro, depois da instalação de um novo discurso ...Notícias -
07 Fevereiro 2023
Prolongada exposição “Eurico Gonçalves: Narrativas de Sonhos”
Dada a relevância da exposição de Eurico Gonçalves que se encontra patente no edifício da Antiga Capitania, esta mostra foi ...Notícias