O Executivo Municipal tomou conhecimento da intenção da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de reforçar e reestruturar a oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, depois de apresentados estudos da CMA, da empresa Tis.pt e da ETAC/Transdev, para dar resposta ao crescimento do número de habitantes e turistas, ao desenvolvimento económico, social e urbano do Município e da Cidade de Aveiro
A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de uma nova linha urbana para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade de circulação ao fim de semana.
Destaque para o aumento de 33% no número de carreiras diurnas no horário de inverno (de 246 para 283), de 42% no número de carreiras diurnas no horário de verão (de 208 para 296) e de 39% no número de carreiras ao fim de semana (de 168 para 234).
Para estes números contribui de forma relevante a proposta de criação de uma nova linha urbana circular ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 30 minutos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga.
Para esta decisão de ponderação do reforço da oferta da AveiroBus contribuiu ainda decisivamente o crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, a que se junta o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho.
O processo está em fase final de negociação financeira entre a CMA e o seu Concessionário Transdev / ETAC / Aveirobus, seguindo-se a aprovação e formalização da adenda ao contrato de concessão e o visto do Tribunal de Contas, a que se seguirá a implementação física das alterações.
Redução dos tarifários da rede AveiroBus
Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou aprovar um novo tarifário para os transportes públicos municipais (rodoviários e fluvial), com financiamento pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), do qual se destaca a redução dos preços dos passes mensais da AveiroBus e a redução dos preços dos bilhetes pré-comprados de dez viagens.
Esta atualização dos tarifários da rede AveiroBus, com uma redução de preços relevante, tem por base o reforço das verbas do PART para 2023 no valor de 611.412,83€ (dos quais, 412.208,99€ financiados pelo Fundo Ambiental e 82.441,80€ pela CMA e ainda 116.762,04€ para o congelamento de passes, sendo esta verba financiada a 100% pelo mesmo Fundo), com reafectação dos valores do PART aos diferentes títulos do tarifários, assim como se justifica agora pela entrada em funcionamento, no dia 1 de agosto de 2023, da BusWay, a nova concessão da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), evitando a criação de disparidades nos preços das duas redes para circuitos e títulos iguais ou similares, o que acontece apenas no Município de Aveiro.
Recordamos que desde 2019, ano de início do PART, que em Aveiro as tarifas se mantinham inalteradas, mesmo considerando o aumento da inflação refletida no índice de preços ao consumidor, que em 2022 atingiu os 10%. Nas tarifas com comparticipação através do PART, os aumentos acabaram absorvidos pelo Programa, enquanto que nas restantes tarifas, a CMA foi assumindo esses aumentos pela sua receita própria.
Deste modo a CMA, além de aprovar a atualização da tabela base de preços dos serviços Aveirobus, aprovou a redução suplementar de todos os passes mensais da AveiroBus, redução adicional nos custos dos bilhetes pré-comprados de dez viagens, mantendo as bonificações nas tarifas fluviais direcionadas aos residentes de São Jacinto e reduzindo ainda a tarifa de bordo do modo rodoviário. Em sentido inverso, serão atualizados para os valores reais (congelados desde a Pandemia) algumas tarifas, essencialmente de carácter mais turístico e singular.
Alguns exemplos de redução de valores
De forma global, o tarifário base tem uma atualização com subida dos seus valores, sendo que o preço a pagar pelos utilizadores, nomeadamente os regulares, tem redução, algumas delas de valor muito expressivo.
A título de exemplo, o passe social da Zona 1, baixa de 19,50€ para 15,00€, uma redução de 23% (4,50€), sendo o valor do tarifário base de 32,35€.
Também o bilhete pré-comprado de dez viagens, cujo tarifário base (sem apoio PART) é de 10,10€, baixa dos atuais 8,00€ para 7,00€, uma redução de 14% (1,00€).
As únicas tarifas que serão revistas em alta, correspondem ao transporte fluvial de cariz singular, ida e volta e bilhetes de dez viagens. A título de exemplo, o bilhete de ida e volta fluvial, aumenta 0,55€, de 3,35€ para 3,90€, a tarifa de viatura ligeira, aumenta de 6,20€ para 7,20€, enquanto que o título de transporte do mesmo cariz, para caravanas, aumenta de 12,55€ para 14,55€. Os utilizadores regulares do transporte fluvial, vão ter o passe com o novo valor de 15,00€, reduzindo 4,50€ aos 19,50€ que pagam atualmente (-23%).
Com estas medidas de gestão do tarifário da rede Aveirobus, que entram em vigor a 1 de agosto de 2023, em especial com a redução de preços para os utilizadores mais regulares, é reforçada a aposta no aumento dos utilizadores da rede e numa gestão com elevado investimento da CMA, que conta também com investimento relevante do Governo, pelo PART, garantindo elevado nível de qualidade e acessibilidade ao serviço público de transportes.
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