
Divulgação dos vencedores do Concurso Internacional será feita no próximo sábado, dia 18 de outubro -
Aveiro vai acolher, ao longo dos próximos três meses, a 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que traz a Aveiro várias exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias e visitas guiadas. O evento tem a sessão de abertura, marcada para o próximo sábado, dia 18 de outubro, pelas 15h30, no Teatro Aveirense, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
Segue-se a inauguração das Exposições, nomeadamente:
- Exposição Concurso Internacional | Museu de Aveiro / Santa Joana.
- Curandeiro e Feiticeiros do fogo, do artista peruano Carlos Oliveira, na Galeria da Pedra do Museu de Aveiro / Santa joana.
- Europa Cerâmica, do Agrupamento Europeu de Cooperação de Cidades de Cerâmica, na Praça da República.
- A Poesia da forma. Sonhos., de Núria Figueiredo, no Atlas Aveiro.
- Múltiplos, da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, na Praça do Rossio.
- Fragilidade, de Paula Bastiaansen, no Museu Arte Nova.
- Fusão de Visões, da AIC Benelux, no Museu da Cidade.
- Do Vermelho ao Vermelho, de Heitor Figueiredo, na Galeria do edifício da antiga Capitania do Porto de Aveiro.
- Heliotropismo, da portuguesa Lisa Barbosa, na ESTAÇÃO.
A Bienal, que encerra a 18 de janeiro do próximo ano, é uma mostra de excelência com artistas de todo o mundo, exposições, workshops e muita programação cultural. Convidamos a visitar Aveiro e a descobrir a cerâmica como arte contemporânea.
O momento mais importante da sessão de inauguração da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, será a entrega dos prémios do concurso internacional.
Este concurso internacional volta a ser uma mostra das tendências da cerâmica artística contemporânea.
Resultado da seleção do júri, a partir de um universo de 782 obras e de 488 candidaturas, são apresentadas 110 obras de 96 artistas que refletem diferentes geografias e conceitos, tal como exprimem abordagens inovadoras das técnicas e dos materiais cerâmicos. Cor, forma, textura, conceito e expressão são o mote para uma exposição que reforça a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro como um evento de referência em todo o mundo.
O júri foi presidido por Wan Liya, em representação da Academia Internacional de Cerâmica, e composto por Nele van Wieringen, do Keramikmuseum Westerwald, membro da Rota Europeia da Cerâmica; Patrice Jarque, em representação do Agrupamento Territorial Europeu de Cidades e Vilas de Cerâmica e das Cidades e Vilas de Cerâmica de França; Alda Tomás, da Manufatura Vista Alegre; e Rui Silva, em representação da Universidade de Aveiro, através do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica.
Uma referência internacional neste setor cultural e artístico desde 1989, a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro visa contribuir para a produção de cerâmica artística contemporânea, através do estímulo à experimentação e à criatividade. A iniciativa constituiu-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e tem contribuído para uma formação didática e para o desenvolvimento de caráter cultural.
Consulte o vasto programa em https://bienalceramicaaveiro.pt/
Notícias relacionadas
-
05 Março 2024
Aveiro 2024: Presidente da Câmara de Aveiro inaugura exposição de Arte Nova ...
Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança é a primeira exposição do programa Nova Arte Nova. Após a inauguração, haverá ...Notícias -
30 Junho 2023
Festa da Botadela este sábado celebra o Dia Aberto do Salgado Aveirense
No dia 01 de julho, sábado, terá lugar a Festa da Botadela – Dia Aberto do Salgado Aveirense das 10h00 às 19h00 no Ecomuseu ...Notícias