“A presença e participação da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) foi um sucesso no alcance e visibilidade das nossas propostas turísticas, mas também na divulgação de temas fundamentais, como a sustentabilidade ambiental, a promoção da gastronomia e o fortalecimento de relações e parcerias políticas estratégicas para o crescimento do Município.” É assim que o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, descreve a presença de Aveiro como Município Convidado da Edição 2023 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realizou de 1 a 5 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
Durante os cinco dias do evento, empresários e visitantes puderam conhecer algumas das principais propostas culturais, de lazer e de turismo que o Município e a Cidade de Aveiro têm para oferecer, através de atividades como passeios de Moliceiro em realidade virtual, momentos de showcooking dedicados aos sabores gastronómicos locais e ateliers de cerâmica, de Arte Nova e de sal.
Considerada pela imprensa do sector como a principal mostra nacional e das mais importantes a nível internacional, a BTL 2023 recebeu, uma vez mais, centenas de profissionais das mais variadas áreas da atividade turística.
Aveiro em revista na BTL 2023
1 de março: Aveiro regista números recorde de turismo em 2022 e recebe o Congresso da AHRESP em 2024
O primeiro dia da BTL ficou marcado pela notícia de que Aveiro registou, em 2022, 404.783 dormidas, mais 32.213 do que em 2019. Também as visitas a museus e espaços museológicos da cidade aumentaram: 170.297 visitantes no ano passado face aos 167.063 no ano pré-pandémico de 2019.
“Estes números são o resultado de um trabalho estratégico e duradouro do Turismo Centro de Portugal, da Câmara Municipal de Aveiro, mas principalmente dos cidadãos e das empresas, que têm vindo a oferecer a cada ano mais e melhores serviços a quem nos visita, sejam portugueses ou estrangeiros”, afirmou Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
A BTL foi também palco, no dia 1 de março, do acordo entre a CMA e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – AHRESP para a realização do seu Congresso Bienal, nos dias 11 e 12 de outubro de 2024, prevendo-se a reunião de mais de 1000 empresários, especialistas e decisores, para debater os desafios do setor.
A propósito deste momento, Ribau Esteves afirmou que, “para a Câmara de Aveiro, este é um momento de grande importância, que surge no âmbito de um processo de crescimento turístico sustentado do Município. O ano de 2022 foi recordista em termos de número de visitantes e de dormidas em Aveiro, valores que vamos continuar a fazer crescer nos anos de 2023 e 2024”.
2 de março: CMA revela nome do 1.º ferryboat 100% elétrico de Portugal e apresenta Maratona da Europa
Por ocasião da sua presença em Lisboa, a Câmara de Aveiro decidiu realizar uma visita à obra de construção do primeiro ferryboat elétrico 100% português, momento escolhido para revelar o nome do navio: Salicórnia. A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, está a ser construída pelo Grupo ETE para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) num investimento global da Autarquia de cerca de 9 milhões de euros.
O Presidente da CMA explicou que Salicórnia (Salicornia ramosissima) é uma planta originária das salinas costeiras, desde o Ártico até ao Mediterrâneo, e que a Ria de Aveiro é um dos poucos locais em Portugal onde se desenvolve, em habitat especial e próprio.
“A Salicórnia era, para os Marnotos, no cuidar das Salinas, uma erva daninha e invasora, que a moderna cozinha transformou num vegetal gourmet muito utilizado como apontamento distintivo e salgado, passando agora a Salicórnia a receber cuidados de produção nas Marinha de Sal”, acrescentou, Ribau Esteves, considerando ser esse um “fator determinante na escolha do nome do novo ferryboat elétrico”, além de a Salicórnia ser também “um símbolo de equilíbrio e sustentabilidade ambiental”.
O novo ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).
A Maratona de Europa, que decorre a 23 de abril de 2023, foi apresentada também no segundo dia da BTL, dando a conhecer a estratégia e visão da CMA para este evento, integrando a política desportiva e de promoção territorial do Município e da Região de Aveiro.
“A Maratona da Europa, além de possibilitar aos atletas uma paisagem única, é uma das maratonas mais planas do mundo, tornando-a um atrativo especial na procura de marcas e recordes pessoais. É neste quadro que mantemos uma aposta estratégica na Maratona da Europa como elemento fundamental para a política desportiva da CMA, promovendo a atividade física, a saúde, o bem-estar e o território”, considerou o Presidente da Câmara de Aveiro.
O evento é aberto ao público em geral e as inscrições estão disponíveis no site oficial da Maratona da Europa: www.europemarathon.pt
3 de março: CMA e Federação das Confrarias assinam protocolo de intenções para estabelecer sede em Aveiro
O Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o Presidente da Direção da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG), Alcides da Luz Teixeira Nóbrega, estabeleceram, no terceiro dia da BTL, um protocolo de intenções para estabelecer a sede da FPCG em Aveiro.
Este documento prevê que no âmbito do projeto e obra de reabilitação do Solar dos Morgados da Pedricosa, que a CMA vai executar, seja instalada no seu primeiro andar a sede da FPCG, numa zona nobre da Cidade de Aveiro e num edifício com elevado valor histórico e patrimonial, localizado ao lado do Museu de Aveiro / Santa Joana. A CMA vai disponibilizar instalações provisórias para o espólio da FPCG e apoio técnico para o tratamento do referido espólio.
4 de março: Showcookings, Ovos Moles e Ateliers para os mais novos
O arranque do fim de semana e o primeiro dia dedicado inteiramente ao público ficou marcado por momentos de showcooking, um workshop sobre o fabrico de Ovos Moles e ateliers de cerâmica, de Arte Nova e de sal, que fizeram as delícias dos mais novos.
A visita virtual à Cidade dos Canais, realizada num dos seus ex-libris, o barco moliceiro, foi um dos principais atrativos do stand, que esteve disponível ao longo dos vários dias da BTL. Percorrendo os principais canais urbanos da Ria de Aveiro, empresários e visitantes ficaram a conhecer locais tão icónicos como a Antiga Capitania, o Centro de Congressos de Aveiro, as fachadas Arte Nova ou a Ponte de Carcavelos.
5 de março: Aveiro recebe Chefs on Fire em 2023
A encerrar os cinco dias de presença na BTL, o auditório do Turismo Centro de Portugal foi palco do anúncio da presença dos Chefs on Fire em Aveiro, de 14 a 16 de julho de 2023, integrado na programação do Festival dos Canais. Será a primeira vez que este evento gastronómico de slow cooking sai da Área Metropolitana de Lisboa.
“Esta é uma aposta diferente e muito importante no crescimento e na atratividade do Festival dos Canais, dando palco a uma área também ela artística e inovadora: a gastronomia”, afirmou o Presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, acrescentando que “esta aposta da Câmara Municipal no espetáculo da gastronomia tem como objetivo encontrar nas tradições e na contemporaneidade da cozinha da Região de Aveiro e do Centro de Portugal novas formas de promover e divulgar o território.”
Notícias relacionadas
-
14 Julho 2020
CONDICIONAMENTOS DE TRÂNSITO PARA O FESTIVAL DOS CANAIS
A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito da edição 2020 do “Festival dos Canais”, irão acontecer de 16 a 19 e de 24 ...Notícias -
07 Dezembro 2023
Concessão da “Casa de Chá do Rossio”
O Executivo Municipal deliberou adjudicar autorizar a concessão da exploração da “Casa de Chá do Rossio”, por dez anos, pelo ...Notícias