O Executivo da Câmara de Aveiro aprovou o Relatório sobre o Estado de Ordenamento do Território (REOT 2024), referente ao período de 2020 a 2024, um documento estratégico que analisa o progresso e a execução das políticas de ordenamento e planeamento urbano no Município.
Durante este período, além da implementação do Plano Diretor Municipal (PDM), a Câmara Municipal de Aveiro desenvolveu diversos instrumentos de gestão urbana, como planos de pormenor e estudos urbanísticos, destacando-se os procedimentos iniciados para a criação de dois planos de grande relevância para a estruturação do território: o Plano de Pormenor do Cais do Paraíso e o Plano de Pormenor do Parque Desportivo de Aveiro.
O relatório também evidencia a evolução das intervenções previstas no plano de investimentos da 1.ª Revisão do PDM, que regista um elevado nível de execução, com destaque para a reabilitação do espaço público no âmbito do PEDUCA, que promoveu a qualificação do ambiente urbano e impulsionado a iniciativa privada na reabilitação do edificado.
Outro ponto relevante do REOT 2024 é a análise da economia local, com uma forte presença do setor terciário, incluindo o impacto do turismo e da cultura, especialmente com o destaque para a Capital Portuguesa da Cultura e o crescimento populacional de Aveiro.
Este documento assume-se como um instrumento essencial para consolidar as estratégias em curso, orientar investimentos futuros e garantir o desenvolvimento sustentável do território municipal.
O relatório será submetido a consulta pública durante 30 dias e, após o período de discussão pública, a proposta final será apresentada à Assembleia Municipal para apreciação e votação.