
Tribunal de Contas visou o contrato entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o agrupamento de empresas constituído pela Ahlers Lindley e a ETG – Empresa de Transportes e Gestão S.A., para a execução dos sistemas de carregamento para operação do novo Ferryboat 100% Elétrico, na ligação entre São Jacinto e o Forte da Barra, pelo valor de 1.510.490,55€.
Os sistemas de carregamento, que ficarão localizados em plataformas específicas instaladas em zona próxima aos cais de atracação do Salicórnia (nome da embarcação), em São Jacinto e no Forte da Barra, poderão ser operados por sistema automático ou manualmente, fator por demais importante na operacionalidade das travessias e no cumprimento dos horários dos transportes fluviais de Aveiro.
E-Redes constrói ligação elétrica aos cais
Esta decisão é conhecida depois da CMA ter já adjudicado à empresa E-REDES (antiga EDP), pelo valor de 162.030,98€, os trabalhos de ligação à rede elétrica (dos PT públicos aos PT privados), nas imediações dos dois cais de atracação da embarcação, em São Jacinto e no Forte da Barra.
Ferryboat 100% Elétrico reduz pegada ecológica na Ria de Aveiro
O novo Ferryboat 100% Elétrico, a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, está a ser construída pelo Grupo ETE, no seu estaleiro da Navaltagus, para a CMA num investimento global que ascenderá aos 9 milhões de euros, incluindo a embarcação, o sistema de carregamento e a obra de ligação elétrica dos cais de atracação.
O navio vai contribuir com zero emissões de CO2, o que permitirá a redução da emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação, alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).
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