
Faleceu hoje, dia 23 de Abril de 2015, o Sr. Dr. Girão Pereira. Aos seus Familiares ficam as nossas sentidas condolências, manifestando um público Voto de Pesar pelo seu falecimento.
Homem Notável e Bom, José Girão Pereira foi servidor de muitas causas públicas e dos seus concidadãos, desenvolveu ao longo da sua vida um trabalho de cidadania ativa e solidária, num exercício exemplar de vida.
O Dr. Girão Pereira fica para sempre ligado ao Município de Aveiro, terra que adotou como sua e onde viveu a maior parte dos seus 77 anos de vida, e onde exerceu durante dezoito anos as funções de Presidente da Câmara Municipal (foi o seu primeiro Presidente eleito, pelo CDS, e exerceu funções de 1976 a 1994), num exercício marcante, positivo e gerador de solidariedade, crescimento e desenvolvimento, tendo recebido reconhecimento formal no ano 2000 com a atribuição da Medalha de Ouro da Cidade.
Exerceu muitas outras funções de serviço público, destacando-se as de Deputado à Assembleia da República, Deputado ao Parlamento Europeu e Vice-Presidente da CCDRCentro, tendo também exercido várias funções em Associações privadas sem fins lucrativos do Município de Aveiro, com uma dedicação muito especial ao Bombeiros Velhos e à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro.
Por tudo isto e muito mais que estas palavras não conseguem expressar, em nome da Câmara Municipal de Aveiro escrevi e assino este Voto de Pesar, em honra à Vida e à Memória de José Girão Pereira, decretando os dias 23, 24 e 25 de abril de 2015 como dias de Luto Municipal.
Ao Sr. Dr. Girão Pereira fica a nossa sentida homenagem, o nosso profundo reconhecimento e agradecimento.
O Velório do Dr. Girão Pereira realizar-se-á durante todo o dia 24 de abril, sexta feira, no Salão Nobre do Quartel dos Bombeiros Velhos de Aveiro, das 10.00h às 22.00h. Sábado pelas 09.00h inicia o Préstito fúnebre dos Bombeiros Velhos para a Igreja da Misericórdia, realizando-se a Missa de Corpo Presente na Igreja da Misericórdia, às 10.30 horas, seguindo o Funeral para a sua aldeia natal de Cambra de Baixo, no Município de Vouzela, onde vai a inumar em Jazigo de Família.