A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito das ações desenvolvidas pelo Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), estão abertas as inscrições até 4 de outubro para o programa de voluntariado para a acessibilidade “Todos Cá Fora!”.
Destinado a cidadãos maiores de 18 anos residentes em Aveiro que queiram participar no evento “Todos Cá Fora!” que irá sensibilizar e informar a população de Aveiro para promover as acessibilidades no espaço público, o programa de voluntariado será desenvolvido de 14 de outubro a 14 de novembro.
O evento “Todos Cá Fora” irá integrar um conjunto de atividades no espaço público, nomeadamente, os projetos vencedores do concurso de ideias “Cá Fora”: “F.O.R.A. – Falta Ordem nas Ruas de Aveiro” e “Estendais” que, durante um mês, poderão ser apreciados em Aveiro.
Os voluntários terão como funções e responsabilidades fornecer informações de carácter geral sobre o programa “Todos cá Fora!” ao público em geral, participar na dinamização de ações de rua para o envolvimento da população e participar na conferência final do programa “Todos Cá Fora”.
As inscrições e a obtenção de mais informações podem ser feitas pelo Banco de Voluntariado de Aveiro – Renata Lucas 234 406 502 / rlucas@cm-aveiro.pt ou Setepés - Ana Vieira – 222 081 969 / anavieira@setepes.pt.
O “Projeto F.O.R.A. – Falta Ordem nas Ruas de Aveiro” foi desenhada para a zona da Rua João Mendonça e Rua Clube dos Galitos, tendo por objetivo trazer as pessoas para fora das suas casas, motivando-as a tirar partido da Cidade. Os autores do projeto (Daniel Guedes, Daniela Cruz, Igor Ramos, Pedro Monteiro e Raphaella Rocha) pretendem ainda responsabilizar os automobilistas que estacionem em locais não apropriados através da colocação de balões.
Ambiciona-se também colocar no terreno a ideia “Estendais” do “Coletivo Nora” pretende utilizar estes utensílios espalhados um pouco por toda a cidade como forma de expor criações artísticas em tecido com motivos estéticos ligados ao tradicional e utilizando referências dos bairros/zonas onde se encontram. As criações serão compostas por três tecidos de cor diferente que, através da sobreposição de retalhos, irão criar as imagens pretendidas. As janelas escolhidas para receber as peças têm de estar localizadas em zonas com acessibilidade para todos.
Recorde-se que o Concurso de Ideias “Cá Fora”, na sua terceira edição, teve como temática a acessibilidade e mobilidade para todos, enquadrando-se no programa RAMPA.
Recorde-se ainda que o Programa RAMPA é um projeto financiado no âmbito do POPH (Programa Operacional para o Potencial Humano), um dos programas operacionais do QREN e que visa apoiar as autarquias na elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades físicas e arquitectónicas no espaço público.
Para mais informações pode ser consultado o site http://aveiroeteu.pt