De 12 a 15 de julho vai decorrer o evento “Viver a Ria” na Rua Homem Cristo (Fórum Aveiro) do qual se salienta a "Feira de Sal".
Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro em parceria com a ADERAV – Associação para o Estudo e Defesa do Património Natural e Cultural da Região de Aveiro, o evento engloba várias iniciativas de índole cultural a patrimonial, das quais se destaca a sétima edição da Feira de Sal e que tem como principais objetivos difundir e dar a conhecer os valores patrimoniais locais e promover o sal marinho artesanal e a Ria de Aveiro.
O programa de “Viver Aveiro” contempla ainda atividades experimentais diversas, de sensibilização patrimonial, de enriquecimento cultural, de caráter lúdico e também de natureza pedagógico-didáticas.
A Feira de Sal que reúne 15 participantes estará implantada na Rua Homem Cristo e funcionará todos os dias das 15.00 às 23.00 horas. A Região de Aveiro estará representada pelo Ecomuseu Marinha da Troncalhada, a Universidade de Aveiro com a Marinha Santiago da Fonte, Salineira Aveirense, Beleza do Sal, Ilha dos Puxadoiros, Sal do Sol, Visita temática “O Sal” de Aveiro, Turismo do Centro e CIEDA – Centro de Informação Europe Direct Aveiro. De Ílhavo, virá a empresa “Sal Tal e Qual. Comércio de Produtos Alimentares. Lda.”
Da Figueira da Foz contar-se-á com o Núcleo Museológico do Sal da Figueira da Foz, Casa do Sal da Figueira da Foz e Amor com Sal Q.B. – Salina Doutores – Ilha da Morraceira. De Castro Marim estará “Salmarim”. O Musée Port des Salines de França também se fará representar.
Em simultâneo, 26 restaurantes da cidade vão participar no evento ao confecionarem os seus pratos com sal marinho artesanal. Os restaurantes aderentes irão estar identificados com um autocolante na porta de entrada. A listagem pode ser consultada no Portal da Autarquia aqui.
O programa do “Viver a Ria” está disponível aqui.