
A Bandeira Verde Eco-Escolas 2015 foi entregue a 22 estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro (mais 15 bandeiras do que no ano de 2014), como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável.
As escolas contempladas foram: 1CEB de Azurva, Centro Educativo de São Bernardo, Centro Educativo de Verdemilho, Centro Educativo do Solposto, Centro Social Paroquial da Vera Cruz, Colégio D. José I, EB das Barrocas e Jardim de Infância das Barrocas, EB Rio Novo do Príncipe, EB1/JI da Presa, Escola Básica da Glória, Escola Básica de Leirinhas, Escola Básica e Jardim de Infância de S. Jacinto, Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Escola de Santiago, Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro, Escola EB 2,3 S. Bernardo, Escola EB1 de Areias de Vilar, Escola EB1 dos Areais, Escola Profissional de Aveiro, Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Escola Secundária José Estêvão, Estabelecimento de Ensino de Santa Joana.
O Eco-Escolas é um Programa Internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Tem como objetivos a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. Cada Eco-Escola deve trabalhar anualmente os 3 “temas-base” (Água, Resíduos e Energia) e um tema do ano (Agricultura Biológica, Mar ou Mobilidade). Existem ainda outros temas de trabalho complementares como Biodiversidade, Florestas, Espaços Exteriores, Ruído, Transportes e Alterações Climáticas que a escola pode integrar no seu Plano de Ação.
Este ano, a cerimónia de entrega do galardão Eco-Escolas - Dia das Bandeiras Verdes 2015, decorreu no dia 14 em Torres Vedras.