A cidade de Aveiro será, este fim de semana, palco de três provas de Triatlo. Em disputa estarão uma Prova Aberta, duas etapas decisivas na definição do Campeonato Nacional de Clubes e ainda a segunda etapa do Campeonato Nacional Absoluto. Todas as provas têm partida e chegada no Cais da Fonte Nova e estima-se que, no total, participem cerca de 650 atletas.
Durante a tarde de sábado realizar-se-ão duas provas de cariz individual: a Prova Aberta (agendada para as 15:30) e a segunda etapa do Campeonato Nacional Absoluto (agendada para as 16:30). Refira-se que esta última, apesar do seu figurino individual, é também pontuável para o Campeonato Nacional de Clubes (constitui a 11ª etapa), sendo a classificação coletiva apurada pela soma dos tempos dos três primeiros atletas de cada equipa.
No dia seguinte, domingo, a partir das 10:00 é disputada a 12ª etapa do Campeonato Nacional de Clubes, uma prova de estafetas, disputada por equipas de três elementos, cumprindo cada um uma prova na distância supersprint (300 metros de natação, 8600 metros de ciclismo e 2100 metros de corrida). O primeiro elemento passa o testemunho ao segundo, este cumpre um percurso idêntico e passa o testemunho ao terceiro elemento da equipa que cruza a linha de meta, definido o resultado da equipa.
Desta forma, e em coerência com a estratégia de posicionamento e desenvolvimento desportivo do concelho, Aveiro volta a assumir um papel fundamental na definição das principais competições coletivas e individuais do Triatlo Nacional. Refira-se ainda que estas duas etapas têm um peso duplo na classificação do Campeonato Nacional de Clubes, daí a sua importância no resultado final.