A Tomada de Posse dos órgãos autárquicos de Aveiro - Assembleia Municipal e Câmara Municipal - para o quadriénio 2013/2017 terá lugar no próximo dia 23 de outubro, pelas 18:00 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Nesta sessão de Instalação tomarão posse os 27 deputados municipais eleitos diretamente para o órgão deliberativo Assembleia Municipal de Aveiro (por inerência de funções os dez Presidentes de Junta de Freguesia), bem como os nove eleitos para o órgão executivo Câmara Municipal de Aveiro. Após o ato de instalação, os referidos órgãos autárquicos entram imediatamente em funções.
Consumada a referida Tomada de Posse, a Assembleia Municipal de Aveiro reunirá para proceder à eleição da Mesa da Assembleia, constituída por um Presidente e dois Secretários.
Constituição da Assembleia Municipal de Aveiro para o quadriénio de 2013-2017, em função dos resultados eleitorais do passado dia 29 de setembro: Total de Deputados Municipais - 37 deputados (27 eleitos diretamente, dez por inerência - presidentes das Juntas de Freguesia)
Deputados eleitos diretamente: Coligação "Aliança com Aveiro" elegeu 14 deputados (9 PSD - 5 CDS.PP); o Partido Socialista oito deputados; o Movimento "Juntos por Aveiro 2013" três deputados; o Bloco de Esquerda um deputado e o Partido Comunista Português também um deputado eleito.
Deputados por inerência (Juntas de Freguesia): o PSD elegeu seis deputados; o CDS um deputado; o PS dois deputados e a coligação "Juntos por S. Bernardo" um deputado.
Quanto à Câmara Municipal de Aveiro, este órgão é constituído pelo Presidente da Autarquia (Ribau Esteves) e quatro Vereadores eleitos pela coligação "Aliança com Aveiro"; três Vereadores eleitos pelo Partido Socialista e um Vereador eleito pela coligação "Juntos por Aveiro 2013".