A Câmara Municipal de Aveiro informa que estão abertas, até 18 de outubro, as candidaturas ao Projeto Take the Field, destinado a jovens com idades entre os 16 e os 25 anos e a técnicos com intervenção na área da juventude.
Este projeto resulta de uma candidatura apresentada pela Regione Lombardia ao Programa Juventude em ação - Sub-Ação 4.4 - Youth support systems “Projects encouraging innovation and quality” a qual tem como parceiros países europeus, designadamente, Roménia, Bulgária, Espanha e Portugal - Município de Aveiro.
O projeto pretende promover a solidariedade e a tolerância entre jovens, a cidadania juvenil ativa dentro da UE, o conhecimento mútuo entre jovens de diferentes países da Europa e a melhoria da prestação de serviços na área da juventude.
O Take the Field tem ainda como objetivo potenciar o desenvolvimento de competências e capacidades dos jovens, fomentando o espírito de cidadania, criatividade e empreendedorismo no domínio social, artístico e cultural, enquanto oportunidade para os jovens prepararem o seu futuro, dando particular relevo a projetos com as seguintes áreas de incidência: turismo sustentável, marketing territorial sustentável, desenvolvimento comunitário social, artístico e cultural.
Neste projeto, privilegia-se a participação de jovens em situação de maior vulnerabilidade social.Tem como base metodológica a experimentação e desenvolvimento de um modelo educativo inovador baseado no envolvimento e participação dos jovens em todas as fases do seu projeto, enquanto atores-autores do seu processo educativo investindo na aprendizagem não formal e na componente formativa através da partilha de experiências de âmbito criativo, artístico e participativo.
Esta base contribuirá para que os jovens possam melhor reconhecer as suas aptidões e vocações profissionais. Está, ainda, prevista a dinamização de workshops e de plataformas de diálogo que permitirão o intercâmbio com empresas e serviços para melhor perceção das necessidades.
Com este projeto, espera-se que, os jovens participantes sejam os protagonistas, que assumam a apresentação e partilha dos resultados dos projetos através de encontros regulares com os restantes participantes europeus, mediante o recurso a videoconferências, e com os jovens da sua própria comunidade, através de oficinas temáticas, workshops, etc.
Da totalidade das ideias apresentadas pelos jovens e após a frequência da Formação prevista, serão selecionadas 5 ideias vencedoras e cujos autores, terão oportunidade de participar num encontro final em Itália, a ter lugar em Abril de 2014.