A Câmara Municipal de Aveiro e os Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA) informam que foi concluída a instalação de 52 novos oleões no concelho de Aveiro, reforçando a recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU). O projeto resulta de um Protocolo celebrado entre os SMA e a EGI – Energie Generation Industrie, Lda, entidade responsável pela manutenção e recolha dos oleões e pela valorização dos OAU.
Recorde-se que no concelho de Aveiro já se procedia à recolha de óleos alimentares em alguns locais. Com a adesão a este projeto, os SMA pretendem cumprir com as exigências do Decreto-Lei nº 267/2009, de 29 de setembro, dotando o Município com equipamento adequado para a deposição de óleos alimentares usados, envolver os cidadãos na correta deposição destes resíduos, sensibilizar a população para a adoção das melhores práticas a nível da gestão dos óleos, garantir um destino final adequado, demonstrar as vantagens da reciclagem dos óleos alimentares nomeadamente na produção de biodiesel, bem como contribuir para o cumprimento dos objetivos da política energética, para a redução das emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE) e para o cumprimento do Protocolo de Quioto.
Os SMA instalaram 52 oleões de acesso público, fazendo uma cobertura de todo o concelho (consulte a localização exata em http://smaveiro.pt). Ora, o Decreto-Lei obriga à colocação de 20 oleões até ao final deste ano. O mesmo decreto refere que até 2015 o número de equipamentos deve passar para 30. Deste modo, Aveiro já se encontra num nível superior e quer chegar mais longe, ainda.
Informa-se ainda que para além dos 52 oleões instalados em locais de acesso público, serão também colocados oleões em alguns edifícios privados, a pedido dos condomínios.
Ao longo de cinco anos, prazo de duração do Protocolo com a EGI, prevê-se a instalação das seguintes quantidades de oleões na via pública, na área do Município de Aveiro:
Data Quantidade de oleões
Os Óleos Alimentares Usados recolhidos em Aveiro são enviados para as instalações da EGI em Santa Maria da Feira, onde, na sua fábrica de biodiesel, procede à produção desse biocombustível.
Consulte a listagem com a localização dos 52 oleões.