
Desde 2008 que a Câmara Municipal de Aveiro utiliza o Sistema de Gestão Escolar que se tem revelado uma ferramenta indispensável na gestão dos Serviços de Apoio à Família disponibilizados pelo Município de Aveiro em estabelecimentos de ensino de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Este portal funciona com base numa plataforma digital, que se encontra disponível em: http://portalrefeicoes.cm-aveiro.pt e que é administrada pela Divisão de Educação e acedida por Encarregados de Educação, Estabelecimentos de Ensino e Empresa fornecedora de Refeições.
Atualmente este Sistema de Gestão Escolar abrange 37 Unidades de Serviços de Apoio à Família (37 unidades com Refeições e 26 Jardins-de-Infância com Prolongamento de Horário).
Este sistema permite aos Encarregados de Educação consultar as ementas, movimentos no cartão, efetuar marcações e desmarcações de refeições e registar-se na modalidade de carregamento via MB/Net. Desde 31 de Maio de 2013, os Encarregados de Educação que apenas desejem renovar a inscrição para o próximo ano letivo já o poderão fazer também via portal.
Do ponto de vista dos serviços municipais, o Sistema de Gestão Escolar permite uma maior celeridade na produção de mapas financeiros de controlo para envio à DGEstE e aos Agrupamentos de Escolas, bem como a emissão de declarações para efeitos de IRS, entre outras funcionalidades.
O próximo desafio passará pela inclusão de novas aplicações, nomeadamente ao nível da gestão dos transportes escolares, da gestão do Pessoal Não Docente e das intervenções em edifícios escolares e monitorização da Carta Educativa.