
Sete estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro foram, este ano, galardoados com a Bandeira Verde Eco-Escolas 2014, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado, em prol do desenvolvimento sustentável. As escolas contempladas foram: Centro Social e Paroquial da Vera Cruz; Colégio D. José I; Escola EB 23 João Afonso de Aveiro; Escola EB Rio Novo do Príncipe – Cacia; Escola Secundária com 3º Ciclo Dr. Mário Sacramento; Estabelecimento de Ensino de Santa Joana; Escola Profissional de Aveiro.
O Eco-Escolas é um Programa Internacional, coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, e que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Tem como objetivos a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os assim na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. Cada Eco-Escola deve trabalhar anualmente os 3 “temas-base” (Água, Resíduos e Energia) e um tema do ano (Agricultura Biológica, Mar ou Mobilidade). Existem ainda outros temas de trabalho complementares como Biodiversidade, Florestas, Espaços Exteriores, Ruído, Transportes e Alterações Climáticas que a escola pode integrar no seu Plano de Ação.
Este ano, a cerimónia de entrega do galardão Eco-Escolas - Dia das Bandeiras Verdes 2014, decorreu no dia 15, em Vila Nova de Gaia, tendo a CMA sido representada pela Vereadora Engª Raquel Castro Madureira.