
No próximo dia 27 de Aveiro, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Aveiro irá participar no Exercício Simulacro “Porto Seguro 2013”.
A ação, que está agendado para as 14.30 horas, que consiste num exercício de simulação de uma explosão seguida de incêndio numa instalação de armazenagem de combustiveis, no âmbito do seu Plano de Emergência Interno, em coordenação com os Serviços Municipais de Proteção Civil da Câmara Municipal de Ilhavo e da Câmara Municipal de Aveiro.
O simulacro “Porto Seguro 2013” decorre no Terminal de Granéis Líquidos (TGL), onde estão instaladas as empresas abrangidas pela Diretiva Seveso que armazenam e movimentam combustíveis e diversos produtos químicos.
“Porto Seguro 2013” que irá envolver diversas entidades, tem como finalidade avaliar a capacidade de resposta para a emergência de acordo com os pressupostos dos Planos de Emergência Internos das empresas, do Plano de Emergência Interno da APA, do Plano de Emergência Externo da Câmara Municipal de Ilhavo e do Plano de Emergência Municipal da Câmara Municipal de Aveiro.
O cenário do exercido inicia-se após o alerta de uma explosão seguida de incêndio num tanque de gasolina numa das operadoras e devido às projeções, por efeito dominó, alastra a mais quatro instalações no Terminal. A partir do alerta do incidente desenvolver-se-ão todos os procedimentos existentes que permitirão a intervenção e articulação de todas as entidades com responsabilidades de atuação neste tipo de acidente.
Mais informações disponíveis aqui.