
O Município de Aveiro, no âmbito do Programa Eco-Escolas, associou-se à iniciativa “Rota das Eco-Escolas – Rota dos 20” coordenada pela Associação Bandeira Azul da Europa.
A “Rota dos 20”, que visa assinalar os 20 anos das Eco-Escolas em Portugal, integra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças, jovens, professores, assistentes auxiliares, encarregados de educação e Município. Decorre em simultâneo em 20 regiões.
Entre os dias 6 de novembro e 9 de dezembro do corrente ano, tem decorrido a passagem de testemunhos entre as 22 Eco-Escolas do Município de Aveiro, tendo iniciado na Escola EB1 de Azurva e terminando na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento.
Os testemunhos (três no total) pretendem motivar sugestões, registar opiniões e simbolizar compromissos, em duas áreas principais, a mobilidade segura e sustentável no município, com especial atenção para as áreas envolventes das escolas e o Programa Eco-Escolas em Portugal. Estes documentos irão passar pelas 22 Eco-Escolas do Município.
O primeiro testemunho consiste num pergaminho que é preenchido por cada uma das escolas do Município e incluirá sugestões para a melhoria da mobilidade em torno da escola e um compromisso assumido pela escola.
Outro testemunho é a bandeira “Eco-Escolas Rota dos 20” que é transportada entre as Eco-Escolas de cada Município. A assinatura da bandeira simboliza o compromisso com o Programa Eco-Escolas.
No livro da “ Rota dos 20”, terceiro testemunho, cada Eco-Escola participante escreverá as mensagens que achar pertinentes sobre o que é ser Eco-Escola. Este livro pretende ser um contributo para a comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal em 2016.