Até 4 de março, podem ser apreciadas as propostas de trabalhos em cerâmica do concurso de ideias “Revestimentos Cerâmicos em Espaços Públicos” na Galeria do edifício da Antiga Capitania.
O resultado deste concurso refletiu-se num conjunto de trabalhos provenientes de diversas entidades públicas e privadas, coletivas e em nome pessoal, que demonstraram terem sido objeto de muita dedicação, empenho e singular criatividade.
São estes os trabalhos apresentados na exposição que pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 18.00 horas, sábados e domingos, das 14.00 às 18.00 horas.
Com esta exposição pretende-se agradecer a todos os que participaram no concurso de ideias “Revestimentos Cerâmicos em Espaços Públicos - da conceção à produção” e recolher opiniões para futuros concursos e demais intervenções em espaço urbano e concelhio.
No total foram recebidas 25 propostas de artistas e jovens criadores em processo de formação educativa e/ou profissionalizante que estarão expostas na galeria do edifício da Antiga Capitania. Dos trabalhos recebidos destacamos quatro propostas. Três são Ânia Abrantes, arquiteta natural de Aveiro que concorreu com propostas para o túnel do Barreiro, postos de transformação e muros da Avenida 5 de Outubro. A proposta de Celsus para o túnel da Forca-Vouga foi outra das ideias salientadas.
Lembramos que com o concurso de ideias “Revestimentos Cerâmicos em Espaços Públicos”, da conceção à produção, pretendeu-se promover o aparecimento de ideias criativas em torno da cerâmica e da sua (que pudessem ser reproduzidas em (revestimentos) cerâmica a) aplicação em (vários locais) espaços públicos de exposição privilegiada.
Informações sobre as melhores propostas:
Ânia Gabriel Rosa Abrantes
Proposta 1
Túnel do Barreiro Jurássico
Título: ‘Da água ao jardim’
O princípio da proposta para o revestimento cerâmico das paredes do túnel do Barreiro baseia-se na sua localização relativa no centro da cidade. Esta passagem sob a linha de caminho de ferro constitui uma ligação entre uma área da cidade dominada pela presença da ria, na zona da Fonte Nova, e uma área da cidade dominada pela presença de espaço verde extenso, a nascente deste eixo.
Assim, afirma-se o princípio de uma ligação, de uma passagem delimitada entre dois locais, entre a água e o jardim. As dimensões do túnel e a sua proporção física e visual, pouco confortável para a passagem a pé ou de bicicleta, convidam a uma intervenção estética que contribua para a humanização deste espaço, trazendo cor, luminosidade e adequação da escala a este espaço público.
A proposta contempla uma composição gráfica que parte do círculo com figura geométrica principal, numa variação de dimensão dentro do quadrado que é o próprio azulejo, respeitando a sua forma e a matriz do seu conjunto. Propõe-se uma sensação ilusória de movimento, de cinetismo vibrátil conseguido através do jogo da duas formas e exponenciado pelo uso de três cores, num gradiente entre azul, branco e verde, retratando as duas áreas que são ligadas pelo túnel e adequando a representação ao reduzido tempo de visualização e à distância e ao movimento do observador. Da água ao jardim, um gesto de ligação e de movimento.
Proposta 2
Postos de transformação
Título: ‘Jardins verticais’
A presente proposta para o revestimento cerâmico dos postos de transformação pretende aceitar a sua volumetria e a sua presença sobre uma grande superfície ajardinada, aproveitando-a para a criação de superfícies verticais coloridas, texturadas e de continuidade desse jardim, pequenos jardins verticais.
Numa composição em azulejo plano, com três variantes de tom de verde contrastadas pelo branco, cria-se uma textura visual de linhas horizontais
interrompida por vários volumes da mesma altura dessas linhas. Estas peças cerâmicas inteiras são organizadas por níveis de cor, num gradiente escuro-claro do solo para a cobertura, que se destaca pela organização imediata, da composição mais desordenada que a sustenta. Estas peças, cuja disposição pode diferir nos vários pt's desta zona, destinam-se a ser utilizadas como vasos de plantação para espécies de reduzida dimensão, aparafusados sobre a parede e com fácil manutenção.
Deste modo, o objetivo fundamental desta proposta afirma-se como a atenuação do impacto visual destas estruturas, brutalmente pesadas e dispersas sobre o solo e cortantes da leitura do espaço contínuo ajardinado. Com a utilização original dos panos verticais como pequenos apontamentos de jardim, a intervenção em cerâmica convida à fruição estética e permite trazer cor e brilho a este espaço público.
Proposta 3
Muros da Avenida 5 de Outubro
Título: ‘Branco sobre branco’
A proposta para o revestimento cerâmico dos muros laterais da Av. 5 de Outubro
contempla a envolvente edificada mais próxima e a necessidade de sobriedade deste campo visual bastante preenchido. A opção reverte não para o uso de cor, nem de representação figurativa, pouco adequados à passagem rápida do automóvel e à grande dimensão destes muros, mas a dominância do branco e das suas infinitas possibilidades de tom em sombra, branco sobre branco.
As peças azulejares utilizadas na composição dominada pelo cruzamento de linhas horizontais e verticais respeitam a proporção portuguesa mais tradicional, 14x14cm, na razão de 1-1, 1-2, 2-1 e 2-2, acentuando os efeitos de sombra do azulejo branco com a utilização do relevo da peça cerâmica, intensificado com a pintura de uma das faces diagonais de cinza.
Deste modo, este efeito de relevo, cor e sombra, para além do dinamismo acentuado que confere à geometria da composição, configura um efeito cinético na experiência de visualização do muro, com uma perceção que se vai modificando com a localização do observador. Um acentuar do reflexo, do brilho e da textura superficial próprios do azulejo, no que ele tem de mais simples, o branco e os seus efeitos de sombra.
Celsus
> painel tunel Forca-Vouga
Aveiro, cidade da ria.
Banhada pelo mar e ligada desde sempre à atividade piscatória
Inspirado pela ondulação e pela forma dos peixes, foi criada esta composição de uma forma elegante, cuidada e moderna.
O traço base das formas e o rigor gráfico foram determinantes para formar um painel capaz de transmitir um equilíbrio de formas e de cores.
A preocupação na multiplicação do azulejo como peça única capaz de formar um painel composto a partir de um desenho inteligente de uma só peça, foi essencial no conceito.