A Câmara Municipal de Aveiro irá reforçar a recolha seletiva de Óleos Alimentares Usados (OAU). O projeto resulta de uma parceria entre os Serviços Municipalizados de Aveiro (SMA) e a EGI – Energie Generation Industrie, Lda, entidade responsável pela manutenção e recolha dos oleões e pela valorização dos OAU, que serão transformados em biodiesel.
No concelho de Aveiro já se procedia à recolha de óleos alimentares em alguns locais, mas com a adesão a este projeto, os SMA, para além de dotar o Município com equipamento adequado para a deposição de óleos alimentares usados, pretendem envolver os cidadãos na correta deposição destes resíduos, sensibilizar a população para a adoção das melhores práticas a nível da gestão dos óleos, garantir um destino final adequado e demonstrar as vantagens da reciclagem dos óleos alimentares nomeadamente na produção de biodiesel.
Os SMA instalarão 50 oleões de acesso público, fazendo uma cobertura de todo o concelho. Para além destes oleões e tendo em vista potenciar a utilização dos compartimentos de armazenamento de resíduos existentes nos edifícios de habitação coletiva, também vão ser colocados oleões nesses compartimentos, a pedido dos condomínios.
Os SMA informam ainda que, atualmente, se está a proceder à remoção dos oleões existentes na via pública, que serão substituídos por um novo modelo. Esta situação poderá fazer com que, durante um curto intervalo de tempo, os equipamentos para a deposição de óleos usados não estejam disponíveis, pelo que, desde já, se solicita a compreensão pelo incómodo causado.