Caracterizada de 1.º nível municipal (na Carta de Hierarquia Viária) a Rua Direita da Costa do Valado representa um eixo viário principal de ligação da cidade de Aveiro para Sul, verificando-se atualmente que o troço em questão apresenta um excessivo grau de deformação do pavimento (ainda revestido a cubos e paralelos de granito), sem coletores de drenagem das águas pluviais, tendo sido recentemente intervencionado pela Associação de Municípios do Carvoeiro.
Assim, o Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público para a intervenção de reabilitação da Rua Direita da Costa do Valado (entre a Diatosta e os antigos CTT’s), com um preço base de 193.724,32€ e um prazo de execução de quatro meses.
No seguimento das diligências da Câmara Municipal de Aveiro junto da ERSUC (dono de obra) e do Empreiteiro responsável pela execução da obra de qualificação e pavimentação do restante troço da Rua Direita em Oliveirinha, foram também retomados os trabalhos, terminando assim um longo período de perturbação para os Cidadãos, que teve como justificação para a sua paragem os problemas de natureza financeira do Empreiteiro.
Com esta intervenção fica assegurada a qualificação total de um dos eixos de ligação da Cidade a S. Bernardo, Costa do Valado e Mamodeiro (pela antiga EN235), terminando na rotunda recentemente executada na EN235 integrada na via de acesso à UTMB – Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico da ERSUC em Eirol.