Teve início na passada semana a reabilitação da iluminação decorativa do Centro de Congressos de Aveiro, numa intervenção realizada em parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), num investimento de aproximadamente 35.000€, prevendo-se a sua conclusão até ao final do presente mês de junho.
Apostando no reforço da relação institucional a CMA e o IEFP têm vindo a desenvolver um conjunto de importantes iniciativas quer ao nível do investimento físico quer ao nível da capacitação da comunidade desempregada através de ações de formação quer na formação em contexto de trabalho, estando a CMA a receber algumas turmas de formandos do IEFP das áreas de jardinagem, calcetaria e carpintaria que têm colaborado na manutenção dos espaços verdes (como exemplo o Parque Infante D. Pedro), execução de calçada (passeio de ligação entre o Centro de Congressos de Aveiro e a Escola Secundária Dr. Mário Sacramento) e execução de diversos elementos em madeira.
A presente intervenção na iluminação pública insere-se num conjunto de intervenções que a CMA tem atualmente em desenvolvimento. Nesse âmbito terminou na passada semana a intervenção de reabilitação da iluminação pública do Canal de S. Roque que consistiu na substituição das lâmpadas fundidas e acendimento da fase que estava desligada nas colunas de iluminação e que embora represente um acréscimo de custo na fatura de iluminação pública, a CMA entende justificar-se para a salvaguarda da segurança de pessoas e bens.
Ainda no âmbito da reabilitação da iluminação pública brevemente irá ser iniciada a intervenção na iluminação pública do arruamento de ligação entre o Canal de S. Roque / Ponte de S. João e a ponte móvel junto às Eclusas, numa parceria entre a CMA e a EDP que permitirá resolver definitivamente um grave problema de segurança que se verifica na envolvente ao Canal das Pirâmides no referido local.
Numa intervenção de reforço da iluminação pública, e novamente através de uma parceria entre a CMA e a EDP, brevemente serão iniciados os trabalhos de execução da iluminação pública no arruamento que faz a ligação ao CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e ao Sporting Clube de Aveiro apostando numa solução de iluminação eficiente e amiga do ambiente (LED).