A Câmara Municipal de Aveiro informa que, no âmbito das ações desenvolvidas pelo Programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), são já conhecidos os vencedores dos concursos destinados aos jovens que frequentam as escolas do Município, nos vários escalões de ensino.
Com estes concursos pretendeu-se abordar a temática da “Acessibilidade e mobilidade para todos” e contemplavam as áreas do desenho livre, fotografia, literatura, multimédia, artes plásticas e design. Todos os concursos foram acompanhados por sessões de sensibilização que decorreram em diversas instituições de ensino.
No ensino pré-escolar (Desenho Livre), os vencedores foram a Quinta dos Pequenotes, Colégio Português, Centro Social e Paroquial da Vera Cruz e Agrupamento de Escolas de Aveiro.
No que toca ao 1.º Ciclo (Artes Plásticas), Mariana Patrício da Costa, da Escola Básica da Alumieira, ficou em primeiro lugar enquanto que o Colégio Português conseguiu a segunda e terceira posição com os alunos David Coutinho e Filipe Gomes, respetivamente.
No concurso para o 2.ºCiclo (Fotografia), o vencedor foi Diogo Gabriel Bernardo, do Colégio D. José I. Na mesma categoria, mas desta feita para o 3.ºCiclo, os vencedores foram Carolina Câncio Pereira (Escola Secundária Homem Cristo), com o primeiro lugar, seguindo-se Inês Ferreira Lima, da Escola Básica Castro Matoso, e em terceiro lugar, Maria Inês Marques, do Colégio D. José I.
No Ensino Secundário (Design), o Colégio D. José I arrecadou quatro menções honrosas, com os alunos Tânia Silva Fernandes, Mariana Simões, Rafaela Ferreira e Miguel Ângelo Valente. Também no Secundário, mas na área da Literatura, o vencedor foi Alexandre Ferreira de Almeida, da Escola Secundária José Estêvão. O segundo prémio foi para Alexandre Pinho Barreto, do Colégio D. José I. Mariana Rei Fernandes e Rafaela Ferreira, também do colégio D. José I, ficaram em 3º lugar ex aequo.
Os concurso tiveram como objetivo sensibilizar os alunos de todos os níveis de ensino, desde pré-escolar até ao secundário inscritos no ano letivo (2012/2013), para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, identificando alguns exemplos de barreiras arquitetónicas, introduzindo um pensamento estratégico relativo às condições de circulação e vivência na Cidade e Freguesias, e alertar para a necessidade de construção de um meio urbano e rural acessível a todos.
A entrega dos prémios relativos a estes concursos está marcada para o dia 9 de outubro, às 15horas, numa sessão de sensibilização que irá decorrer na Biblioteca Municipal de Aveiro, onde os trabalhos estão exposto e podem ser visitados.
Recorde-se que o Programa RAMPA é um projeto financiado no âmbito do POPH (Programa Operacional para o Potencial Humano), um dos programas operacionais do QREN e que visa apoiar as autarquias na elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades físicas e arquitectónicas no espaço público.
Para mais informações pode ser consultado o site http://aveiroeteu.pt