Considerando a importância que o turismo representa para o nosso país e para a cidade de Aveiro em particular, a Polícia de Segurança Pública (PSP) de Aveiro, arrancou com a iniciativa “Portugal a Safer Place”, seguindo orientações e preocupações da Direção Nacional, embora integradas e interpretadas de acordo com a realidade e necessidades da sua área de responsabilidade.
Com esta iniciativa – focada preferencialmente sobre os cidadãos estrangeiros que nos visitam –, pretende-se desenvolver um conjunto de ações operacionais que favoreçam uma maior proximidade e informação junto destes visitantes.
Entre estas ações, já é prática na PSP de Aveiro a ativação das equipas velocipédicas (utilização da bicicleta) que favorecem um patrulhamento de visibilidade, patrocinando igualmente uma imagem dinâmica e moderna da PSP e do espaço onde habitualmente se mobilizam (geralmente zonas de interesse histórico, monumental, de lazer e de restauração).
Com o intuito específico de levar informação até estes cidadãos alvo, a PSP desenvolveu igualmente um folheto informativo, onde se enumeram um conjunto de comportamentos que facilitam a sua proteção pessoal e dos seus bens, atuando-se numa lógica claramente preventiva.
Este folheto informativo (em três línguas estrangeiras) está a ser distribuído por agentes policiais – que estão na(s) zona(s) de maior afluência de turistas, com stand próprio – em horário definido e numa atitude de colaboração (“friendly”).
Procurando explorar a rede de sinergias que a PSP de Aveiro tem desenvolvido e consolidado, fruto da sua (re)conhecida preocupação com a segurança pública, foram estabelecidas parcerias informais com estabelecimentos hoteleiros da cidade, que se associaram à iniciativa.