
Foi dado conhecimento em Reunião de Câmara do projeto piloto “Pass(e)adeiras”, proposta vencedora do concurso de ideias “Ca Fora” – Animação de Espaço Publico, promovido pela Autarquia que teve como objetivo promover o aparecimento de novas ideias a desenvolver no espaço público.
Gustavo Ramos, arquiteto aveirense, e o mentor da ideia “Pass(e)adeiras” (arte urbana em vias de circulação) consiste em destacar passadeiras com imagens fotográficas, banda desenhada, escultura de artistas locais ou jovens criadores, sensibilizando, desta forma, os automobilistas para a importância da prevenção rodoviária.
Com esta proposta, o Município de Aveiro pretende criar um circuito de arte de rua (a zona de intervenção será o centro da cidade) e dinamiza-la através de instalações artísticas que transportem Aveiro para um panorama internacional. Por outro lado, lança-se uma campanha de sensibilizaçao para a prevencao rodoviaria. A Câmara Municipal de Aveiro pretende implementar este projeto, na Semana Europeia da Mobilidade, através de apoio de Mecenas.
De salientar ainda que “Pass(e)adeiras” constitui a campanha de arranque para uma política mais alargada de mobilidade sustentável para o Município. Este projeto conta com o apoio do Comando Distrital de Aveiro da PSP e da GNR, do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres – IMTT e a Associação dos Cidadãos Automobilizados – ACAM.