Em Julho, a programação do Teatro Aveirense abre sem desvios nem artifícios com a voz genuína e forte da fadista Gisela João. Considerada uma espécie de milagre, um marco na História do Fado Contemporâneo, o seu disco de estreia foi considerado como o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI.
E porque os “Quarenta” estão na moda, em Julho são o mote para um espectáculo de puro entretenimento com Carlos Daniel, Filipe Fonseca e João Ricardo Pateiro. Em “Tertúlia dos 40” um músico, um pivot de televisão e um relatador de jogos de futebol recordam os anos que mais marcaram as suas vidas, mais precisamente a década de 80.
Em Julho recebemos o Concerto do Estágio Gulbenkian para Orquestra – em palco teremos 80 jovens músicos de talento excepcional orientados pela Maestrina Joana Carneiro. Este projecto com obras chave do universo orquestral, é o resultado do projecto Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob a direção artística da maestrina.
A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta-se em inícios de Agosto no Teatro Aveirense com a ópera burlesca "Orfeu nos Infernos", de Jacques Offenbach, integrada na 16ª Edição do Curso Internacional de Música Vocal 2014. Sátira ao mito de Orfeu é nesta ópera que surge o tema que tornou o compositor e a obra dignos de notoriedade internacional: o Can-Can.
Já em Setembro assinalamos os vinte anos de organização do Estágio de Dança de Aveiro, que em todas as edições reúne cerca de uma centena de bailarinas em formação - esta edição com a participação especial da Companhia Instável. A Companhia Instável sobe ao palco do Aveirense, terminado o Estágio, para apresentar a sua mais recente criação “Segredo Secreto”, com coreografia de Ana Figueira.
“Pés que sonham ser cabeças” é o título da Tour dos Mesa, retirado do seu mais recente album e que vai rodar em Setembro aqui no Aveirense. Considerado o mais ambicioso da carreira da banda, neste trabalho Rita Reis mostra uma voz capaz de dar corpo e alma às letras e às melodias de João Pedro Coimbra; dando-lhes identidade e conferindo-lhes um sentido de urgência em partilhar.
Mário Daniel apresenta o maior e mais original espetáculo de Magia que alguma vez percorreu o país. Autor, apresentador e mágico do "Minutos Mágicos", programa de sucesso de horário nobre da SIC, apresenta "Fora do Baralho” que muito mais do que um espetáculo de magia!
Num outro registo, o Serviço Educativo apresenta “Casa Sincronizada – uma história musical”, a partir de uma história de Inês Pupo com música de Gonçalo Pratas. O livro CD foi distinguido com o prémio SPA/RTP de Melhor Livro Infanto-Juvenil, em 2012.
Espectáculo a espectáculo faz-se Cultura no Teatro Aveirense e até ao final do ano, a programação promete conquistar a simpatia e os aplausos do público.