Peter Hook dos lendários Joy Division, é a estrela no firmamento deste trimestre. Ao cartaz de estrelas juntam-se o novo trabalho dos Clã, quatro décadas de Sérgio Godinho e a boa música aveirense com Souq e Underdogs. A Companhia Instável, Aldara Bizarro, o lendário Ruy Carvalho, Miguel Guilherme e a stand-up dos Lx Comedy Club completam uma programação de qualidade, com muito mais propostas para descobrir.
Com os The Light, Peter Hook trará ao Teatro Aveirense um espetáculo que homenageia a memória dos Joy Division. Voz e baixista da mítica banda, Peter Hook tocará alguns dos mais importantes temas do reportório do grupo de Manchester, que ainda hoje é um dos mais duradouros casos de culto gerados pela música pop.
De volta ao registo nacional cá teremos os Clã com o novo álbum – Corrente. A banda do Porto está de regresso aos palcos, seu elemento natural, onde sabemos que iremos reencontrar o rigor, a irreverência e a energia desta banda, conhecida pela excelência das suas apresentações ao vivo.
Sérgio Godinho também está de volta aos palcos e porque a “Liberdade é o Norte da sua bússola”, revê através do seu repertório, os quarenta anos do Portugal democrático. Desde a música empenhada, bandeira de causas e consciência social, ao diário íntimo e plural, o concerto promete ser uma visão de nós próprios a partir do trabalho de um dos mais importantes criadores de imaginário destas últimas quatro décadas.
Música “Made in Aveiro”, os Souq apresentam no Aveirense o seu primeiro álbum "At La Brava - Volume Two Of Red Desert Saga", que capta o espírito do rock, psicadelia, blues, pop e jazz para construir um som dinâmico e contundente. Também de Aveiro, a banda de blues-rock The Underdogs apresenta o segundo álbum de originais intitulado “Blame it all on Jazz”, onde explora novos territórios mas mantendo vincado o seu ADN.
No respeitante à Dança, a Companhia Instável regressa ao palco de Aveiro por meio de um convite feito a Tiago Rodrigues; e na área do Teatro, as propostas oscilarão entre a Comédia stand-up com o Lx Comedy Club e o “Pobre Milionário” de Miguel Guilherme, e o texto Dramático com o grande Ruy de Carvalho e as suas “Trovas e Canções”.
“Assim, tipo... dança contemporânea” é a nova criação da Companhia Instável, assinada por Tiago Rodrigues. O ator, encenador e dramaturgo propõe um espetáculo "com iguais doses de ironia e ingenuidade", que promove o cruzamento da dança contemporânea com outras expressões artísticas, levando o grupo a experimentar diferentes processos criativos. Para o público familiar trazemos o espetáculo “A Nova Bailarina”, de Aldara Bizarro, com Yola Pinto, eleito um dos dez melhores do ano de 2011 pela crítica do jornal O Público. Através da dança, o espetáculo debruça-se sobre a democracia que nos remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, tudo isto de uma forma não convencional e com muito humor.
Mas motivos para boa disposição não irão faltar no Teatro Aveirense! LX Comedy Club, com Luís Franco-Bastos, Ricardo Vilão, Rui Sinel De Cordes e Salvador Martinha, é o grupo de stand-up que mais bilhetes vendeu em Portugal nos últimos dois anos. De partida para a sua quarta temporada - First Class Tour - será a maior tour de Stand-Up Comedy de sempre em Portugal, pelo que a única opção é ir em primeira classe.
Dez anos após o sucesso de “O Jantar de Idiotas”, Miguel Guilherme volta ao Teatro Aveirense para protagonizar um texto de Francis Veber. “Pobre Milionário” é uma comédia sobre o poder do dinheiro num mundo onde a aparência de o ter (ou não) dita o sucesso. Em palco com Miguel Guilherme estão Rui Melo, Nuno Melo, Rita Loureiro, Maria João Abreu, Rita Calçada Bastos e Sinde Filipe.
Espetáculo inédito pela forma como reúne três gerações de atores ao redor da figura de Ruy de Carvalho, “Trovas & Canções” pretende recordar uma mão cheia de poemas que tornaram famosas algumas canções desde Pedro Homem de Mello a José Luís Gordo, sem esquecer o Zeca, o Adriano e o Manuel Alegre, tudo feito num ambiente de grande intimidade com o público.
No âmbito do Serviço Educativo trazemos “O Avô Cantigas – Musical” e a Opera “Aladino e a Lâmpada Mágica”, mais uma produção da Orquestra Filarmonia das Beiras apresentada em português, assim como o espetáculo interativo para a primeira infância “Teatro para Bebés”. Mas as surpresas não terminam aqui e temos programas para a Páscoa e o Verão, em estreita parceria com a Pantopeia – uma “aventura” que promete muitas artes e risos!!!
Em abril, maio e junho estreitamos laços com a comunidade e recebemos a Orquestra Ligeira do Exército - verdadeira “embaixadora” do Exército Português -, a Magna Tuna Cartola num espetáculo de cariz solidário, o Conservatório de Música de Aveiro, a Banda Amizade, o LP Studio, a Aveirogym e a Escola Secundária Mário Sacramento.
Como não podia deixar de ser, vamos estar à conversa com a Fábrica da Ciência Viva em “Havíamos de falar disto…” e mantemos as sugestões de Cinema da Plano Obrigatório, sempre às Quartas-feiras.
Programa disponível aqui.
