
Iniciamos o ano de 2015 com os tradicionais Concertos de Ano Novo e Reis, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, nos dias 1 e 6 de janeiro. Tal como em Viena, soarão as mais conhecidas Valsas, Polcas e Marchas de Strauss, selecionadas para celebrar o Novo Ano de 2015 em ritmo festivo.
O Ciclo de Dança começa da melhor forma, com uma residência artística de Pedro Ramos que no dia 9 de janeiro nos apresenta a sua nova criação Matriz Arcaica da Sublimação do Corpo.
A comprovar a dança como uma das áreas salientes da programação do Teatro Aveirense, teremos a Companhia Instável que volta ao Aveirense numa co-produção com o Rivoli Teatro Municipal do Porto. Free é o nome da produção que o coreógrafo Gregory Magoma nos apresentará. O espetáculo será apresentado no dia 20 de fevereiro.
Janeiro será também um bom mês de música. No dia 23 é a vez de Luísa Sobral cantar e encantar o seu enorme talento, reconhecido internacionalmente, no palco do Teatro Aveirense onde virá apresentar as músicas do seu novo álbum.
Fevereiro será um mês do melhor teatro em cena nos palcos de Portugal. Apresentamos, no dia 7, Tiro e Queda, dos mesmos autores de "Conversa da Treta", é uma comédia com Eduardo Madeira e Manuel Marques. No dia 21 é a vez de Buffalo subir ao palco do Aveirense. Uma peça de teatro com três mulheres, as atrizes, Mónica Gamel, Carla Galvão e Maria Ana Filipe.
O Fado faz-se ouvir no Teatro Aveirense através das melhores vozes atuais. Cristiana Águas, a que por alguma razão deu voz ao filme Amália. Um concerto indispensável de alguém com o “fado na alma e o mundo na garganta”, no dia 28 de fevereiro. Março traz-nos António Zambujo. A Rua da Emenda é o novo trabalho do fadista e músico do mundo que se apresenta no dia 7 no palco principal do TA.
Março é também mês do teatro, desta feita com duas peças a serem apresentadas pela companhia Teatromosca. No dia 13 teremos a oportunidade de ver Moby Dick, a partir do romance de Herman Melville, e no dia 14, a O Som e a Fúria, da obra do americano William Faulkner. Estas apresentações resultam de uma parceria com a Universidade de Aveiro integradas no programa cultural American Corner.
Fechamos o trimestre com o rock de Linda Martini, no dia 21 de março. A banda portuguesa tem sido presença obrigatória em diversos festivais de música nacionais e é uma das mais aclamadas pelo público e imprensa musical. Em cada concerto arrastam uma grande legião de fãs que esperamos ver no Teatro Aveirense.
O Serviço Educativo e as Escolas é outras das fortes apostas para 2015. Visita Encenada é uma viagem pelos espaços do teatro e uma viagem pelo universo literário de alguns dos autores maiores da literatura universal. Em janeiro apresentaremos o filme “Os Maias - Os Maias, a comédia da vida portuguesa” que promete levar o público escolar ao imaginário de Eça de Queirós. Em março teremos as Crónicas Afonsinas, teatro sobre a vida de Dom Afonso Henriques que contará um pouco mais sobre a vida do primeiro rei de Portugal.
A Oficina de Música de Aveiro numa co-produção com a Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense promove uma vez por mês a iniciativa Chá Dançante no Salão Nobre do Teatro Aveirense, dirigida para o público sénior.
O Cinema continuará a ter especial destaque na programação, mas com novidades. A primeira é que passará a ter “Os Filmes das nossas Terças”, ao invés das habituais quartas-feiras. Manteremos a exigência com uma seleção de filmes de reconhecida qualidade e que raramente são vistos nas grandes salas de cinema. A outra novidade é que passará a estar disponível um cartão Cinema que oferece 50% para quem adquirir o cartão mensal.
Programação completa consultar aqui.