No âmbito das ações desenvolvidas pelo Program RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), irão ser lançados seis concursos destinados aos jovens que frequentas as escolas do Município. Trata-se de concursos que irão abordar a temática da “Acessibilidade e mobilidade para todos” e que abrangerão as áreas do desenho livre, fotografia, literatura, multimédia, artes plásticas e design.
O prazo para entrega dos trabalhos termina a 15 de maio.
Com estes concursos pretende-se sensibilizar os alunos e a comunidade em geral, para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, identificando alguns exemplos de barreiras arquitetónicas, introduzindo um pensamento estratégico relativo às condições de circulação e vivência na Cidade, e alertar para a necessidade de construção de um meio urbano acessível a todos. Procura-se apelar à criatividade contribuindo para a divulgação do tema em linguagem própria das camadas mais jovens.
No Concurso de Desenho Livre podem participar todos os alunos da pré-primária matriculados em estabelecimentos de ensino do Município de Aveiro no presente ano letivo (2012/2013). Os trabalhos terão como tema aspetos relacionados com a temática da acessibilidade e mobilidade para todos, na eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas.
Para os alunos do 1.º Ciclo, será dinamizado o Concurso de Artes Plásticas, que abordará, também, o tema da “Acessibilidade e mobilidade para todos”. Podem participar todos os alunos do 1.º Ciclo matriculados em escolas do Município de Aveiro no presente ano letivo. A participação será individual e cada aluno somente pode apresentar um trabalho.
Já o Concurso de Fotografia, destina-se aos alunos das escolas do 2º e 3º Ciclo, do 5º ao 9º ano de escolaridade inscritos no presente ano letivo. O objetivo é alertar para as dificuldades que se colocam às pessoas com mobilidade condicionada, identificando alguns exemplos de barreiras arquitetónicas. A participação será individual e cada aluno somente pode apresentar um trabalho - uma fotografia a cores em formato 15x20, em papel fotográfico ou em papel de qualidade.
O Concurso de Literatura é dirigido aos alunos do Ensino Secundário e pretende sensibilizar para as condições de circulação e vivência na cidade e freguesias. É também objetivo alertar para a necessidade de construção de um meio urbano e rural acessível a todos. A participação no concurso será individual e cada aluno só pode apresentar um trabalho, que terá de ser um texto inédito, em português em qualquer uma das seguintes formas: contos, poemas, cartas, artigos jornalísticos, páginas de diário ou outras formas que se enquadrem no âmbito da literatura.
Os alunos do Ensino Secundário têm também ao dispor o Concurso de Multimédia. Cada participante pode apresentar apenas um trabalho a concurso. Os vídeos deverão ter uma duração entre 60 segundos (mínima) e 15 minutos (máxima) e ser entregue em CD ou DVD.
De referir ainda o Concurso de Design, também para alunos do Secundário. O trabalho a desenvolver terá por base partindo do slogan o desenvolvimento de uma linha de simbologias representativas das diferentes incapacidades das pessoas com mobilidade reduzida. Estas simbologias devem prever a possibilidade de virem a ser utilizadas em conjunto ou separadamente, associadas ou não ao logótipo já existente. Deverão ser tidas em conta as incapacidades ou limitações associadas à cegueira, surdez, deficiência física permanente e ou temporária, daltonismo, velhice/infância, gravidez, transporte de malas de viagem volumosas, carrinhos de bebés, entre outros.
Recorde-se que o Programa RAMPA é um projeto financiado no âmbito do POPH (Programa Operacional para o Potencial Humano), um dos programas operacionais do QREN e que visa apoiar as autarquias na elaboração de planos locais ou regionais que promovam as acessibilidades físicas e arquitectónicas no espaço público.
Para mais informações:
Projeto RAMPA
e-mail aveiro_e_teu@cm-aveiro.pt
telefone 234 406411
Regulamento disponível em: www.aveiroeteu.pt