
A Câmara Municipal de Aveiro informa de que foi publicado em Diário da República, ontem, 20 de agosto, o Plano de Pormenor de Cacia. Este instrumento de gestão territorial já fora aprovado em sede de Reunião de Câmara e Assembleia Municipal. Concretizou-se o último passo necessário para a entrada em vigor do plano que dá luz verde a um dos maiores investimentos no concelho de Aveiro.
A Soporcel/Portucel tem prevista a expansão da sua fábrica, em Cacia, com o investimento na ordem dos 300 milhões de euros, representando a criação de 750 novos postos de trabalho diretos e indiretos.
A elaboração deste plano decorreu da necessidade de reestruturar uma área central da freguesia de Cacia, através da redefinição de arruamentos existentes e a propor a qualificação do território em questão, promovendo a criação de condições para a expansão da Zona industrial de Cacia de forma mais estruturada e atrativa.
Neste contexto, o Plano de Pormenor elaborado incluiu a redefinição da ocupação das faixas laterais da EN109, a construção de uma nova via de acesso ao Núcleo Urbano de Cacia, a ligação da EN109 e a nova via em rotunda e uma área de expansão para a Fábrica de Cacia, permitindo a instalação nela de edificações destinadas a fins industriais.
Este Plano de Pormenor assegura ainda que a empresa irá comparticipar nos encargos associados ao projeto e empreitadas inerentes à construção da nova via de acesso. Só para a nova via, a Portucel obriga-se ao pagamento de uma comparticipação até ao montante de 535.000 €.
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, entende “tratar-se de um momento de grande importância, pois numa época de crise, de aumento do desemprego, de preocupações sociais acrescidas, está-se a criar a possibilidade para que uma empresa cresça e crie mais riqueza económica e social. Trata-se de um enorme investimento e de um projeto de grandes repercussões positivas a nível nacional, pelo significativo peso que irá ter no Produto Interno Bruto do País”.
As respetivas plantas do Plano de Pormenor de Cacia podem ser consultadas AQUI.