Aveiro recebeu, nos dias 25 e 26 de julho no Museu de Aveiro, o 16º Seminário Temático “Networking”, dinamizado no âmbito das atividades do programa MiSRaR – Mitigação de Riscos Espaciais Relevantes nas Regiões e Cidades Europeias.
Aveiro integra um conjunto de sete parceiros de seis países diferentes neste projeto Euopeu que conhece o seu terminus em dezembro do corrente ano.
O encontro serviu para os parceiros apresentarem as suas experiências e partilharem os seus projetos na defesa do seu território contra riscos natuais, nomeadamente, inundações e incêndios.
No dia 26, em conferência de imprensa, foi feito um resumo das principais ações desenvolvidas para a mitigação de riscos que foram partilhadas pelos parceiros. A título de exemplo, destacam-se as obras hidráulicas feitas em Forli Cesana em Itália, uma região semelhante a Aveiro, e a utilização da técnica de fogo controlado em Mirandela.
Numa fase final do projeto, Aveiro fará o seminário de encerramento em novembro próximo onde será apresentado o Manual de Mitigação ‘MiSRaR Mitigation Handbook’ que será entregue a todas as entidades públicas e provadas locais relacionadas com a Proteção Civil, ambiente e planeamento.
A implementação das boas práticas e medidas, ou seja, o resumo deste projeto, deve ser uma realidade. Assim, deverá ser tido em conta este trabalho no Plano Diretor Municipal, no Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, no Plano Municipal de Defesa de Floresta contra os Incêndios e no Plano Operação Municipal.
Ao nível europeu, o seminário de encerramento global decorrerá em outubro, na Holanda.
MISRAR
No âmbito do programa INTERREG IVC ‘Innovation & Environment Regions of Europe Sharing Solutions’ com o propósito de promover a cooperação e o intercâmbio entre várias regiões da Europa no tema da prevenção de riscos (naturais, tecnológicos e mistos), do ambiente e melhorar, a nível regional, as políticas, métodos e capacidades , o projeto MiSRaR estabeleceu uma rede de conhecimentos e experiências práticas de sete parceiros, de seis países europeus. São eles a Região de Segurança South-Holland South, Holanda; Fundação Euro Perspectives, Bulgária; Município de Tallinn, Estónia; Província Forlì-Cesena, Itália; Região Epirus, na Grécia e Municípios de Aveiro e Mirandela, em Portugal.
Dentro da União Europeia a necessidade de estratégias sustentáveis para a mitigação de riscos é cada vez mais amplamente aceite. Em muitos estados membros, o esforço dos governos nacionais, regionais e locais é direcionado para uma implementação mais adequada da mitigação de riscos estruturais em políticas de desenvolvimento territorial e económico.