Um painel de azulejos oferecido pela Câmara Municipal de Aveiro à cidade-irmã de Oita, no Japão, foi inaugurado, este sábado, dia 20 de julho, pelo vice-presidente, Carlos Silva Santos, e pelo presidente da Câmara de Oita, Ban Kugimiya.
Denominado “Canal Central”, foi oferecido aquando da comemoração dos 30 anos de geminação das duas cidades.
Este painel encontra-se agora exposto no novo complexo cultural, Horuto Hall Oita, cuja inauguração também decorreu no dia 20 e que contou com a presença da comitiva oficial da Câmara Municipal de Aveiro, composta pelo vice-presidente, Carlos Silva Santos, a vereadora com o pelouro da Cultura, Maria da Luz Nolasco, e o vereador com pelouro das Relações Internacionais, Pedro Ferreira.
Para o vice-presidente da Câmara de Aveiro, Carlos Silva Santos, este painel de azulejos contribui para que “uma parte de Aveiro e de Portugal caiba em Oita e no Japão”. “É um pouco de nós que fica aqui, um pouco da nossa entidade e da nossa cultura”, acrescentou.
Também o presidente da Câmara Municipal de Oita se mostrou orgulhoso do “Canal Central”, que agora integra o novo complexo cultural. Ban Kugimiya disse esperar que o painel de azulejos “continue a ser a prova de amizade destas duas cidades geminadas”.
O painel de azulejos oferecido pela Câmara de Aveiro à cidade-irmã de Oita foi produzido na fábrica aveirense, Aleluia, e retrata o Canal Central da Ria de Aveiro e os barcos moliceiros, dois dos maiores ex-libris da cidade.
Aveiro e Oita são cidades geminadas há 35 anos.