A Câmara Municipal de Aveiro organiza, de 3 a 8 de junho, os Dias do Ambiente que este ano integram a Green Week 2015 da Comissão Europeia e que prevêem a realização de diversas atividades que irão abordar temas tão variados como “Ar e Ruído”, a “Água”, “Dia Mundial do Ambiente”, “Resíduos”, “Mobilidade e Natureza” e “Energia”.
Do vasto programa destacamos o Ciclo de Palestras do Ambiente, realizado em parceria com o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, nos dias 3, 4 e 8 de junho no edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.
De 3 a 8 de junho, a Praça do Peixe foi o local escolhido para as sessões de monitorização de ruído ambiental cujo valor instantâneo de ruído é projetado num monitor. Já no dia 4, o destaque vai para o Roteiro da Água, com o qual se pretende dar a conhecer todo o ciclo, desde a captação até à devolução ao mar. Esta atividade destina-se às escolas secundárias e às Academias Sénior do Município.
No dia 5, dia mundial do Ambiente às 14h30 será inaugurada a Exposição “Arte D’ECO”, no sótão do Museu Arte Nova com a participação das EcoEscolas que ficará patente até 14 de Junho. Durante todo o dia 5 as escolas com Hortas escolares serão visitadas pelo Sr. Presidente. Às 19h00 o palco principal será a Baixa de Santo António, onde o Conservatório de Música de Aveiro oferece o concerto da Banda Filarmónica (Derek Bourgeois - Hafabra Ouverture; David Gillingham - Concerto for Horn;- Fanfares/ Supplication/ Dance Refrains; Philip Sparke - Sunrise at Angel's Gate; Francis McBeth - Of Sailors and Whales e - Ishmael/Queequeg/Father Mapple/Ahab/The White whale Moby Dick) projectado no painel do Parque.
Durante os dias 5 e 6 decorrerá uma campanha de sensibilização sobre dejetos caninos em diversos parques e espaços verdes do Município.
Do programa do dia 6, dia dos Resíduos e Reciclagem, destacam-se as exposições e atelieres de Ambiente, no largo em frente ao Mercado Manuel Firmino durante todo o dia; uma visita guiada à Unidade de Tratamento Mecânico-Biológico da ERSUC para alunos e docentes da Universidade de Aveiro e Engenheiros e Empresários/Comerciantes do Município e o lançamento da Campanha piloto Separa Inteligente (CSI Aveiro) para a restauração.
O sábado, 7 de junho, da Natureza e Mobilidade é “Dia da Cãominhada” às 10h30, com saída da Praça da Estrela, no Fórum Aveiro e passagem pelo Rossio com estação de pesagem de cães e atividades caninas.
No dia 8 de junho, dia da Luz e Energia, encerramento dos Dias do Ambiente, destaque para a inauguração da Casa do Ambiente ERSUC, na Escola EBI de Eixo, do Stand “Energia Fantasma”, na Baixa de Santo António que acolhe também a Mostra de Ciência Prémio Ilídio Pinho- Fábrica Ciência Viva dedicado ao tema “Energia e Luz”.
Também no Fórum Aveiro é inaugurado, no dia 8 de junho, o EcoKiosko com a presença do Presidente da Câmara de Aveiro e do Presidente do Conselho de Administração da SUMA. Esta atividade ficará patente até 6 de julho.
A iniciativa “Dias do Ambiente” representa a constante aposta na promoção e reforço dos valores ambientais junto dos Cidadãos, em particular dos mais Jovens, incentivando-os a adotar uma gestão sustentável dos recursos naturais, potenciando a conservação e preservação do Ambiente, concretizando uma tarefa coletiva de fazermos mais e melhor pela qualidade de vida da nossa terra e na execução dos ambiciosos objetivos do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, PERSU2020.
Pode consultar mais informações e programa AQUI.