A Câmara Municipal de Aveiro é um dos três Municípios europeus a integrar o projeto CERURBIS que visa dinamizar a utilização urbana de cerâmica. Trata-se de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Interreg SUDOE, promovido pela União Europeia, e conta ainda com a participação das cidades Limoges (França) e Castellón (Espanha) e com o apoio do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro e do centro tecnológico espanhol, o ITC.
O projeto CERURBIS, que decorre desde julho, tem como principal objetivo promover, fomentar e difundir a utilização da cerâmica em espaços urbanos através de ações conjuntas dos clusters cerâmicos do Espaço SUDOE.
Pretendem-se criar-se novos produtos que contribuam para valorizar a cerâmica através de aplicações inovadoras em espaço urbano, daí que o projeto aposte fortemente na componente da inovação tecnológica. Desta forma, os parceiros do projeto CERURBIS esperam contribuir para melhorar a competitividade do seto rcerâmico, bastante implementado na Região de Aveiro.
O projeto CERURBIS colocará à disposição de todos os intervenientes - quer sejam fabricantes, prescritores, arquitetos, autarquias entre outros - mecanismos, guias e ferramentas que permitam potenciar novas formas de utilização que a cerâmica poderá oferecer no revestimento de espaços urbanos.
Irão também ser realizadas ações de geração de ideias e protótipos que incentivem e potenciem a inovação neste tipo de produto. Serão desenvolvidos três protótipos que, durante o mês de dezembro serão expostos em cada uma das cidades parceiras do projeto.
Para mais informações sobre o projeto, pode ser consultado o site: http://www.cerurbis.eu/