
A Câmara Municipal de Aveiro integra, desde janeiro de 2013, o projeto Prisma (Promoção e Implementação de Estratégias de Avaliação e Gestão de Risco), que dá seguimento ao projeto MiSRaR, no qual a Autarquia Aveirense também foi parceira. Um dos resultados deste projeto é o manual MiSRaR, que vai agora ser testado.
O projto Prisma pretende ainda divulgar os resultados da utilização do manual, mas também irá promover a utilização da avaliação de risco e estratégias de gestão de risco por entidades locais e regionais.
A duração do projeto é de 18 meses, desde 1 de janeiro de 2013 até 30 de junho de 2014. Conta com um orçamento global para todos os parceiros de 652.298 euros, sendo que 489.224 euros são co-financiados pela Comissão Europeia.
São vários os objetivos deste projeto. No caso do Município de Aveiro irão ser testadas as estratégias para os riscos de substâncias perigosas em indústrias SEVESO e o seu transporte ferroviário e rodoviário.
Os parceiros no projeto são: Região de Segurança Sul-Holanda Sul, Países Baixos; Agência Regional de Desenvolvimento Económico Stara Zagora, Bulgária; Município de Mirandela, Portugal; Município de Aveiro, Portugal; Governo Municipal de Tallinn, Estónia.