O Município de Aveiro, em resposta ao desafio colocado pela Mordomia de S. Gonçalinho, criou atividades destinadas ao público infantil que, de forma lúdica, vão traduzir os ideais e o espírito da Festa de S. Gonçalinho. A personagem principal é o "Papa Cavacas".
Neste âmbito, da imaginação dos Serviços Educativos do Museu da Cidade de Aveiro, nasce a personagem do Papa Cavacas, que rouba todas as cavacas na festa e não demonstra nenhum espírito comunitário.
O final é feliz, pois existe a interferência de S. Gonçalinho que prega uma partida ao Papa Cavacas. A ação conta ainda com um elenco de personagens que traduzem o espírito da Beira-Mar e que vão fazendo os seus pedidos ao Santo, tornando patente a devoção popular.
As atividades para as crianças terão o seu momento fundamental na apresentação do Conto do Papa Cavacas, no largo de S. Gonçalinho, na segunda-feira de festa, dia 13 de janeiro, às 10.30 horas.
Na quinzena de janeiro que sucede à festa, sujeito a inscrição prévia através do Museu da Cidade, terão lugar os ateliers que permitirão utilizar a criatividade no desenvolvimento do Papa Cavacas.
A apresentação do Conto do Papa Cavacas conta também com o apoio do Teatro Aveirense.
Cartaz com mais informações disponível aqui.