A Cidade de Aveiro foi palco da Reunião Política e de Peer-Review, do Projeto EUniverCities, que decorreu de 19 a 22 de novembro, tendo contado com a presença de representantes de 20 cidades e universidades parceiras, das quais destacamos: Delft (Holanda), Aalborg (Dinamarca), Trondheim (Noruega), Aachen e Magdeburgo (Alemanha), Linkoping e Norkoping (Suécia), Lausanne (Suiça) e Ghent (Bélgica).
O arranque foi dado no dia 19 de novembro, com a Cerimónia de Boas-Vindas no Edifício dos Paços do Concelho que contou com a presença do Vice-Presidente do Município de Aveiro, Jorge Campino. No dia 20 explorou-se o tema “Cooperação para o desenvolvimento da Cidade – Building the City Together”, nas suas várias perspetivas (cidade, Universidade, comunidade e estudantes) e dimensões: social, económica e territorial. No dia 21 a temática foi “Tornar ideias em ações – Turning Ideas into Actions”, tendo-se realizado uma visita à Incubadora da UA bem como às instalações de alguns departamentos da UA e apresentado alguns projetos desenvolvidos a nível local, como seja o Aveiro Empreendedor.
Durante o segundo dia de encontro, os parceiros puderam verificar in loco o resultado da cooperação entre a Cidade e a Universidade, antes de através das sessões de Peer-review, apresentarem as suas ideias e contributos para o desenvolvimento do Plano de Ação para Aveiro.
Durante a tarde do dia 21, foi realizada, em paralelo com as restantes atividades, uma reunião especial para os Políticos e Reitores das cidades e universidades envolvidas no Projeto. O objetivo deste encontro para além da partilha de experiências, conhecimentos e ideias entre os envolvidos, foi o de iniciar um processo de afirmação a nível europeu da importância da cooperação estratégica entre cidades e universidades na promoção do crescimento económico e social das regiões em que se inserem essas Universidades europeias, tendo sido reiterado o empenho de Aveiro neste projeto pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Reitor da Universidade de Aveiro.
A “Cooperação Estratégica para o Desenvolvimento Económico e Social” foi o mote para o Seminário que se realizou, no dia 22 de novembro, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro e que contou com a presença do Presidente do Município de Aveiro, Ribau Esteves, do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, Professor Carlos Pascoal Neto, e do Presidente do Município de Delft, Bas Verkerk.
Este seminário representou o momento de apresentação formal do projeto à comunidade Aveirense, mas também, o culminar de dois dias de intenso trabalho e dedicação dos parceiros do Projeto EUniverCities. Neste dia contou-se com a partilha de experiências por parte de parceiros de Tampere (Finlândia), de Aalborg (Dinamarca) e de Delft (Holanda). Marcaram também presença John Goddard, Professor Emérito de Desenvolvimento Regional da Universidade de Newcastle, que falou sobre a sua perspectiva da “Cidade e da Universidade Cívica”, bem como Teresa Jorge, coordenadora da Estratégia RIS3 para a Região Centro.
O Projecto EUniverCities constitui-se assim como uma oportunidade relevante para o necessário alinhamento estratégico entre o Município de Aveiro e a Universidade de Aveiro. A contribuição ativa das universidades na sociedade pode ser entendida em quatro áreas: na inovação, intimamente ligada – mas não de forma exclusiva – à sua função de investigação; no desenvolvimento do capital humano, relacionada com o ensino e formação; no desenvolvimento comunitário, associado ao seu papel de serviço público; e na capacitação institucional da região, através da sua articulação com as autoridades públicas locais e regionais.
A articulação estratégica entre as autoridades locais e as universidades é determinante para o sucesso de ambas e condição indispensável para a mobilização de todos os agentes em torno do desenvolvimento social e económico das suas cidades e regiões.
O Município de Aveiro em colaboração com as restantes entidades participantes no Grupo de Ação Local: Universidade de Aveiro, Associação Académica da Universidade de Aveiro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, Entidade Regional de Turismo do Centro, Parque de Ciência e Inovação, Florinhas do Vouga, Inova-Ria, PT Inovação e a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, irá, até finais de 2014, elaborar um Plano de Ação Local com propostas concretas de ações a implementar para o período 2015-2020.
Mais informações em :
http://eunivercitiesaveiro.wordpress.com
http://urbact.eu/en/projects/innovation-creativity/eunivercities/news/?newsid=1091