A Câmara Municipal de Aveiro informa que foi assinado, esta sexta-feira, dia 5 de abril, o protocolo de colaboração entre o Município de Aveiro (área do turismo) e a Associação de Marketing de Aveiro (AMA).
Para o vereador Pedro Ferreira, responsável pelo Pelouro do Turismo, este protocolo irá permitir “criar as bases para uma implementação mais forte da Marca Aveiro”. “Iremos trabalhar com a AMA e isso significa trabalhar com conhecimento aveirense, com as nossas pessoas”, disse o vereador, acrescentando que o que se pretende é também “mostrar que a Marca Aveiro não tem de ser apenas turismo. Pretende ser mais abrangente e dar mais notoriedade ao concelho, permitir criar atratividade para empresas e pessoas e garantir qualidade de vida no nosso Município”.
Pedro Ferreira relembrou o “pioneirismo” na criação da Marca Aveiro e a importância estratégica da definição de um caminho e de um rumo a seguir. “Temos de nos afirmar e mostrar as nossas potencialidades”, afirmou o vereador, revelando alguns dados recentes que dão conta que “o concelho de Aveiro contraria a tendência nacional no que respeita ao poder de compra. Temos atualmente um poder de compra acima da média nacional e ao nível da média europeia”.
Do lado da Associação de Marketing de Aveiro, Liz Silva acredita que esta “união de esforços será muito importante para dar vida à Marca Aveiro”. “É uma marca importante para a cidade ao nível do turismo, das pessoas e das empresas. Esperamos ajudar a construir uma marca mais forte”.
No âmbito deste protocolo, o Município de Aveiro disponibilizará, sempre que possível, informação estatística relativa aos turistas do Concelho de Aveiro; estudos e documentos relativos à promoção e dinamização da Marca Aveiro; outras informações relativas ao desenvolvimento de estratégias de place branding em Aveiro.
A Associação de Marketing de Aveiro compromete-se a desenvolver um estudo de notoriedade da Marca Aveiro e um plano de ação de marketing para o triénio 2013/2015; colaborar com os Serviços de Turismo do Município de Aveiro no desenvolvimento de ações de divulgação e promoção, tais como seminários, workshops e demais ações de divulgação de Aveiro; implantar no terreno as normas/ideias que ditar os estudos/trabalhos e que não vá contra a política da Câmara Municipal de Aveiro.
Este protocolo reveste-se de grande importância, uma vez que é aposta do Município de Aveiro, o estabelecimento de parcerias que permitam ganhos de produtividade me diversas áreas, nomeadamente no desenvolvimento de estudos de notoriedade e planos de marketing relativamente à Marca Aveiro, e no desenvolvimento de ações de divulgação e promoção, tais como seminários, workshops e demais ações de divulgação de Aveiro.