
Sala Principal
Duração: 110 min. (c/ intervalo)
Público alvo: maiores de 6 anos
Mick Harvey
Mark Steiner & His Problems (1.ª parte)
Mick Harvey
Elemento fundador dos grupos The Birthday Party e The Bad Seeds, banda de apoio a Nick Cave, apresenta-nos um concerto marcado pela sua extensa carreira musical.
Mick Harvey pensou sempre em si como um colaborador. Fora dos Bad Seeds, e dos seus discos a solo, que são predominantemente interpretações de outros autores (entre os quais, Serge Gainsbourg), tem trabalhado em projetos de grande e pequena envergadura. Por um lado, produziu discos de novas bandas como os The Nearly Brothers; por outro lado, compôs e gravou bandas sonoras de filmes e foi para o Reino Unido gravar com PJ Harvey Let England Shake. Em Agosto de 2010, após acabar de gravar com Polly Jean Harvey, regressou à Austrália. Com três meses disponíveis pela frente, soube que era tempo para terminar o projeto que tinha em mente e acabar as canções em que tinha começado a trabalhar. Mick Harvey superou-se e fez em pouco tempo duas obras de arte únicas para juntar ao seu já indiscutível currículo musical de 30 anos.
FOUR (Acts of Love) contempla a noção do amor romântico – a perda, a recuperação, as dificuldades com o amor e o seu lugar no universo. O sexto disco de estúdio segue-se a Sketches from the Book of the Dead, o primeiro álbum completamente escrito por Mick Harvey que foi editado em 2011. O novo trabalho de originais surge na sequência de uma digressão no mês de Março na Nova Zelândia, com dois concertos esgotados, tributos a Rowland S. Howard (outro fundador dos The Birthday Party e Bad Seeds, falecido em 2011). Mick Harvey anunciou há pouco tempo a sua participação no festival All Tomorrow's Parties, este ano sob a curadoria dos Yeah Yeah Yeahs, ainda antes da sua vinda a Portugal.
Mark Steiner & His Problems
Mark Steiner é um nome reconhecido no submundo musical de Oslo e vive na Noruega há tanto tempo que muitos o julgam natural da Escandinávia. Mas não é verdade. Este ex-Nova Iorquino é uma verdadeira personagem que pode ser encontrada ao balcão de um pub à hora do fecho, seja em Nova Iorque, Oslo, Paris, Berlim, Melbourne ou Lisboa. Steiner é um viajante que busca inspiração nas mesmas fontes que influenciaram Stuart Staples, Nick Cave, Leonard Cohen ou Rowland S. Howard.
“Broken” é o capítulo que se seguiu à estreia a solo como o mini-LP CD “Fallen Birds”. Ainda este ano, Mark Steiner prevê editar um novo trabalho intitulado “Saudade”, co-produzido com Henry Hugo. Sim, falamos da tal palavra exclusivamente portuguesa, embora universal, que descreve o sentimento natural de nostalgia, melancolia e amor na ausência de alguém ou algo.
Apresentando-se ao vivo como “Mark Steiner & His Problems”, a solo ou acompanhado por banda, o músico actuou nos Estados Unidos da América, Islândia, um pouco por toda a Europa e mesmo Hong Kong. Steiner já abriu concertos para vários artistas, tais como Mick Harvey, Michael Gira (Swans), Devendra Banhart, Madrugada, Rowland S. Howard, The Fatal Shore, Kid Congo Powers & The Pink Monkey Birds, entre muitos outros.
Mark Steiner reencontra agora Mick Harvey na Escandinávia e Portugal, onde esteve em digressão em 2006 e, cinco anos mais tarde, no festival “Bad Trip”, em Coimbra.
Preços:
Plateia - €12
Balcão - €10
Ficha artística
Mick Harvey
Mick Harvey voz, guitarra
Rosie Westbrook baixo
JP Shilo guitarra, violino, teclas
Mark Steiner & His Problems
Mark Steiner voz, guitarra
Tracy Vandal voz