A finalizar as atividades do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância vai realizar-se no dia 29 de maio, pelas 14.30 horas no pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos de Aveiro, o encontro temático “Maus tratos psicológicos” com a equipa técnica da Clínica Bebes e Crescidos, com a orientação de Eduardo Sá.
A Câmara Municipal de Aveiro em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro, a Casa Municipal da Juventude e a Cáritas Diocesana de Aveiro realizam diversas atividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos actuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.
Pretende-se, com esta comemoração, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva e ainda do fundamental envolvimento comunitário.